quarta-feira, 4 de maio de 2011

UFPI aposta na internacionalização para melhorias no ensino

A partir de 2007, a UFPI foi contemplada com 10 bolsas do Banco Santander para intercâmbio



A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem apostado nos últimos anos na internacionalização da instituição como forma de melhorar o ensino, possibilitando a troca de aprendizado e experiências com universidades de outros países. Desde 2006, a UFPI conta com uma Assessoria Internacional, responsável por firmar e manter os convênios com as instituições estrangeiras. Atualmente há convênios bilaterais assinados com países como Portugal, Itália, Estados Unidos e Croácia, além da parceira com o consórcio Erasmus da União Europeia.


A partir de 2007, a UFPI foi contemplada com 10 bolsas do Banco Santander para intercâmbio de graduandos em Portugal. "Em 2010 batemos o recorde de 18 bolsas para graduação e pós para os seguintes destinos: Portugal, Espanha, Bélgica e França. Nunca havíamos mandado tantas pessoas de tantos níveis acadêmicos para tantos lugares assim. Temos ainda dois mestrandos vindos da Califórnia no Departamento de Letras por conta de uma bolsa da Fulbright e que prevê o auxílio deles nas aulas de prática oral", comenta a Assessora Internacional, Profª Drª Érica Fontes.


Segundo Érica Fontes, o desenvolvimento de convênios de mobilidade internacional surgiram a partir da participação da UFPI em associações de cooperação internacional entre universidades, como os grupos Tordesilhas e OUI (Organização Universitária Interamericana). Ambos reúnem instituições americanas e européias. "Essas redes promovem encontros entre os gestores e a partir daí acordos entre as universidades em forma de acordos, ofertas de bolsas etc", explica Érica.


O Grupo Tordesilhas reúne países do Brasil, da Espanha e de Portugal. A Organização Universitária Interamericana (OUI) congrega cerca de 400 instituições universitárias e associações nacionais de universidades representando mais de sete milhões de estudantes, 600.000 professores e 700.000 membros do pessoal de apoio. A participação nos grupos OUI e de Tordesilhas trouxe como resultados a assinatura de convênios com universidades da Itália e de Portugal.


Outra parceria estratégica da UFPI é com dois consórcios do programa de cooperação internacional da União Europeia (ERASMUS). De acordo com a assessora, a participação da UFPI seb deu pelo fato da universidade ser pública e inserida no nordeste, atendendo um pré-requisito sócio-econômico do programa europeu. "Temos agora uma aluna italiana pelo ERASMUS que faz mestrado em Serviço Social", comenta Érica Fontes.




Para onde ir
O maior número de bolsas ofertadas para intercâmbio é para a Europa. "Por conta da língua e pelo nosso programa de bolsas, muitos alunos optam por Portugal. Mas sempre me procuram muito com relação aos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Provavelmente assinaremos um acordo com universidades do México até o final do mês de abril", afirma Érica.


Atualmente, estão firmados convênios bilaterais com universidades de Portugal (Madeira, Porto, Évora, Coimbra, UTL, Minho, Lisboa), Itália (Verona, Florença, Pádua), EUA (Nebraska) e Croácia (Zagreb).


Preparação
Um estudante que queira fazer intercâmbio deve se preparar de várias formas. A dica é "ler sobre o resto do mundo (em jornais internacionais na Internet e em livros, por exemplo) e estudar pelo menos uma língua estrangeira", recomenda a professora Érica.


O site da Assessoria Internacional da UFPI traz mais dicas e informações sobre como conseguir uma bolsa de estudos para o exterior. Confira aqui.


Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades
O programa criado mediante a assinatura de Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Banco Santander disponibiliza anualmente bolsas de estudos para estudantes de graduação cursar um semestre letivo em universidades portuguesas.


 Os alunos elegíveis para esta bolsa precisam estar fazendo graduação na UFPI e com matrícula regular no período letivo do edital publicado. É preciso ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 8,5. Estar com o percentual de 45% (quarenta e cinco por cento) a 85 % (oitenta e cinco por cento) da carga horária total do curso e não estar com a matrícula trancada ou com todos os componentes curriculares trancados no período em que ocorre o ato de inscrição.


O edital para concorrer as bolsas sai no mês de maio.


Erasmus Mundus
A partir de 2010, estudantes e professores da Universidade Federal do Piauí puderam participar do programa de mobilidade internacional da União Europeia, o Eramus Mundus. Pelo programa, alunos de graduação e todos os níveis de pós-graduação, além de professores e técnicos interessados em desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas de conhecimento, podem estudar em universidades européias participantes do programa.


O Erasmus Mundus é divido em dois lotes: Lote 15 e Lote 17. Cada um com grupos de universidades diferentes. No caso da UFPI, a adesão ao Erasmus Mundus permitirá mobilidade para dois grupos de universidades.


PEC-G
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é um programa desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, que permite formação superior gratuita a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Segundo o site da Assessoria Internacional, há na UFPI 44 alunos do PEC-G provenientes dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Camarões, Chile, Guiné-Bissau, Haiti, Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.



Fonte: http://180graus.com/geral/ufpi-aposta-na-internacionalizacao-para-melhorias-no-ensino-423327.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior