domingo, 22 de maio de 2011

Indústrias e usinas da região atraem turistas

Foto: Matheus Urenha / A Cidade
Grupo de estudantes de Oklahoma conhecem Usina da Pedra

Universidades do exterior e empresas fazem parcerias para desenvolvimento técnico e educacional


Indústrias e usinas da região atraem estudantes de universidades do exterior para turismo de negócio. Além de mostrar a produção de um produto genuinamente brasileiro, como a cana-de-açúcar, empresas nacionais têm interesse em firmar parcerias futuras com os polos de conhecimento e, com isso, trazer universitários para estagiar em áreas técnicas.

Por outro lado, os estudantes querem aprimorar o conhecimento acadêmico por meio de projetos de pesquisa. É o caso de um grupo de estudantes de engenharia agrícola e ciência animal da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, que visitou a Usina da Pedra, em Serrana, o Instituto de Zootecnia e o Centro de Genética em Sertãozinho.

Os 15 universitários, que passaram pela região na semana passada, conheceram o processo de tratamento da cana-de-açúcar e assistiram a uma apresentação sobre a produção do plástico biodegradável, cuja planta piloto está em desenvolvimento desde 2004 na Usina da Pedra.

O professor Silvano Abreu disse que os estudantes se interessaram mais e que pode surgir interesse em firmar parceria com a usina, que até construiu um prédio na Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) para alunos produzirem equipamentos a partir do plástico nas máquinas já instaladas.

Ele diz que a escolha das empresas e indústrias visitadas está relacionada com as características de áreas tropicais ou subtropicais, que não existem nos países de origem. "Já existe parceria para intercâmbios entre a Oklahoma State University com a Unesp de Botucatu e a Universidade Estadual de Londrina, no Paraná.

Tecnologia biodegradável é chamariz

O gerente administrativo de produção de plástico biodegradável da Usina da Pedra, Eduardo Brondi, diz que o Brasil é referência mundial na produção de açúcar e álcool.

"Empresas nacionais e internacionais têm muito interesse em saber como funciona toda a área tecnológica das usinas e, agora, do plástico biodegradável. Para nós, é um prazer mostrar isso", afirma.

Brondi diz que a Usina já firmou dezenas de parcerias com universidades.

A assessoria da Usina da Pedra informou que, para a produção do plástico biodegradável, uma bactéria é jogada na produção do açúcar, para "comê-lo" e ficar gorda. A gordura que se forma ao redor da bactéria, quando ela está obesa, é a matéria-prima do polímero que resulta no plástico.

O produto pronto pode ser transformado em painéis de veículos, sandálias, entre outros objetos, mas ainda não há comercialização.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/05/21/industrias-e-usinas-da-regiao-atraem-turistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior