terça-feira, 10 de maio de 2011

Intercâmbio na Itália, Mamma mia!

Conheça um pouco da experiência da estudante Micheli Fidelis em território italiano através do programa de intercâmbio Cidadão Global.


A estudante Micheli Fidelis decidiu fazer um intercâmbio pela AIESEC e acabou decidindo ir para a Itália. Bem conhecida pela comida, a Itália está localizada na Península Itálica e é o quinto país que mais recebe turistas no mundo. A capital Roma foi durante séculos o centro da civilização ocidental. A estudante decidiu participar do programa de intercâmbio Cidadão Global, realizado pela AIESEC e que oferece oportunidades de trabalho voluntário em diversos países.

O idioma oficial da Itália é o italiano, língua derivada do dialeto da Toscana. Existem diversas línguas e dialetos falados no dia-a-dia pela população italiana, como o sardo, na Sardenha; o napolitano, em Campânia; o vêneto, no Vêneto; o francês, no Valle d'Aosta; e o alemão, na Província autónoma de Bolzano.

Micheli Fidelis é estudante de Economia da UFJF e participou de um projeto de Sustentabilidade na AIESEC Itália. “Participei do projeto EcoFashionLab em Milão. A capital da moda foi palco de uma competição entre estudantes de designer para elaboração de uma peça do vestuário sustentável. Fui responsável pelo planejamento organizacional do projeto e pela movimentação das mídias sociais (twitter, facebook, blog)”, conta a estudante.

Mesmo sendo um país mais familiar aos brasileiros, Micheli conviveu com muitas diferenças. “Eu morei numa trainee house (república de intercambistas). Conviver com pessoas de diferentes nacionalidades no dia-dia é uma experiência interessante. Mas questões básicas, como limpeza, podem ser conflitantes. Cada um tem o seu hábito, e quando se trata de diferenças culturais, isso fica mais evidente.”

A estudante disse que ainda confirmou algumas impressões que já tinha dos italianos. “Eles realmente falam alto e com as mãos, e são muito bonitos. Porém, há uma diferença clara entre os italianos sulistas e os nortistas. Em Milão, as pessoas eram um pouco mais sérias, organizadas e se vestiam muito bem. No sul, pude perceber que os italianos são mais alegres e receptíveis.”


Era um sonho conhecer o local onde nasceram os meus avós

Entre os passeios que Micheli fez estão Paris, Verona, Roma, Veneza e a cidade natal da sua família, Villanova del Ghebbo. “Era um sonho conhecer o local onde nasceram os meus avós. A cidade, que na verdade é um vilarejo, é bem pacata e com poucos habitantes, lembra um pouco as cidades do interior de Minas. Pude reconhecer naquelas pessoas alguns traços familiares”, destaca Michele.

Para a estudante, o intercâmbio trouxe uma experiência decisiva para seu futuro profissional e pessoal. “Refleti várias vezes sobre quem eu era de verdade e quais eram os meus limites. Descobri que sou mais tolerante e que as pessoas são mais parecidas do que eu imaginava, a diferença não está na nacionalidade, mas sim no tamanho em que cada um enxerga o mundo.”

Quer viver uma experiência como a de Micheli nas férias? 



Basta acessar o site: www.cidadaoglobal.aiesec.org.br e conferir todas as informações.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior