sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cursos de férias no exterior: lazer associado ao estudo atrai cada vez mais brasileiros

Em apenas seis anos, o número de intercambistas cresceu 280%


Um dos programas preferidos dos jovens quando chegam as férias é viajar. É tempo de gastar toda aquela energia que ficou acumulada enquanto estavam mergulhados nos livros. Mas o tempo livre também pode ser aproveitado para expandir e aprimorar conhecimentos, sem deixar a diversão de lado, é claro. Vivenciar novas culturas, compartilhar experiências, conhecer novos lugares e, principalmente, fazer novas amizades de várias partes do mundo são características que atraem quem escolhe aproveitar as férias para fazer um intercâmbio no exterior.

Em 2010, 160 mil brasileiros foram estudar no exterior. Em 2004 esse número era de apenas 42 mil, o que significa um aumento de 280% em apenas seis anos. Segundo a consultora em educação internacional e diretora da CP4 Cursos no Exterior, Ana Beatriz Faulhaber, o aumento é justificado, já que “a experiência de morar no exterior por um tempo oferece, além da bagagem cultural, um diferencial no currículo”. Consequência natural desse crescimento, o número de opções também aumentou. E os novos destinos não se restringem apenas aos clássicos Estados Unidos e Londres, por exemplo. Entre os países que estão conquistando espaço no roteiro dos mais procurados, está o Canadá - primeiro lugar na lista dos que mais recebem brasileiros em programas de intercâmbio. A Austrália e a Nova Zelândia já ocupam o quarto e quinto lugar, respectivamente.

A educadora Ana Beatriz Faulhaber, da CP4, orienta que o primeiro passo para um intercâmbio bem-sucedido é alinhar as características pessoais e expectativas com o perfil da instituição de ensino. "Muitas vezes, os erros ocorrem devido ao foco equivocado do candidato ou da família em um país, curso ou instituição. Descobrir novos roteiros, novas oportunidades, pode ser mais interessante do que apostar no que foi bom para um primo, um tio. Desde que a escolha esteja afinada com os objetivos e com o perfil comportamental do candidato", orienta a diretora da CP4.

Conheça algumas dicas de curso destacadas pela CP4:
França
Camp Verão: Val d’Abondance
Localizado nos Alpes Franceses, perto da fronteira com a Suíça. O programa é voltado para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos de idade. É a forma ideal para o estudante estrangeiro passar suas férias em conjunto com o idioma e a cultura francesa.

Além de praticar a língua, participará de atividades ao ar livre como escaladas, caminhadas, natação e dormir em um refúgio para sentir o clima da natureza, conhecendo a flora e a fauna alpina e aprendendo como preservá-la. Todas as atividades são supervisionadas pelos coordenadores da CP4. Outras atividades também fazem parte da programação: visitas a fábrica de queijos, competição de pipa e atividades à noite, com fogueiras e churrascos.

Suíça
Acampamento de Liderança
Localizado nos Alpes Suiços, o camp foi projetado com desafios e oficinas interativas para promover a confiança e trabalhar a maior auto-estima do estudante. Os participantes desenvolvem melhor a habilidade de comunicação e capacidade de liderança através da experiência do trabalho em equipe. Voltado para o adolescentes entre 16 e 18 anos.

O intercambista irá participar de atividades radicais como o rafting, canyoning, curso de cordas, escalada e mountain bike. Outras atividades como futebol e vôlei de praia também fazem parte da programação. Durante a noite, eles também poderão passar a noite em uma cabana na montanha. O programa acontece em julho por duas semanas.

Programa de Férias com Esportes – Tênis
Esse programa acontece em dois diferentes idiomas, inglês e francês, e combina o aprendizado do idioma com a prática do tênis. Distribuído em dois camps sendo um próximo a Genebra, o que facilita excursões Montreux e Brena. O segundo acontece em Leysin e inclui uma grande variedade de esportes como tiro com arco, tennis, escalada e volêi de praia. Os participantes devem ter entre 10 e 17 anos. A duração mínima é de duas e a máxima de oito semanas.

Programa de Acampamento Activity Club Dance
Localizado nos Alpes Suiços, proporciona aos campistas a escolha de atividades que raramente estão disponíveis em um só lugar. Reunindo a dança e o esporte, os campistas que gostam de dança terão a chance de organizar seu próprio espetáculo, criando coreografias, customizando trajes, iluminação e trabalhando na própria música. Além disso, durante a manhã, são oferecidas atividades ao ar livre que incluem ciclismo, rafting e caminhadas para passar a noite em uma cabana na montanha. Voltado para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. A duração mínima é de duas e a máxima de oito semanas.

Canadá
Acampamento de Verão no Canadá
Localizado na região Kawartha, em Lakefield, Ontário, a 150 quilômetros de Toronto, esse acampamento é a escolha para quem quer reunir aprendizado e diversão. O acampamento de verão canadense é distribuído ao longo do extenso terreno de um college, uma das mais prestigiadas escolas privadas no Canadá. Voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade, além de reunir campistas canadenses e internacionais, é ótimo para a prática da língua inglesa e também para conviver com as diferenças culturais que compõem a nossa comunidade global. 


Os campistas de todo o mundo vêm para Lakefield para desenvolver habilidades em diversos esportes e atividades e, o mais importante, se divertir. O dia no acampamento é preenchido com cinco períodos de atividade de uma hora cada. O participante fará suas seleções semanais, permitindo a ele aprender e melhorar suas habilidades. Entre as atividades: esportes aquáticos, canoagem, vela, widsurf, basquete, mountain bike, guitarra, dança, violão ou artesanato. A duração mínima é de duas e a máxima de oito semanas.

Inglaterra
St. Clare’s
Na linda cidade de Oxford, os cursos de língua inglesa de duas ou três semanas começam a partir de meados de junho e vão até o final de agosto ou início de setembro. Os alunos podem decidir entre morar em alojamento universitário ou com famílias hospedeiras. Inclui um programa completo de atividades e eventos sociais. O grande diferencial desse curso é que os pais também viram alunos e podem ter aulas ao mesmo tempo que seus filhos, em turmas específicas e viver nesta instituição com uma reputação de mais de 50 anos, no alojamento para adultos.

Escolhas por áreas de atuação:


New York Film Academy
Cursos nas áreas de cinema, roteiro, jornalismo, teatro musical, atuação, design de jogos de vídeo ou animação em 3D. O participante irá trabalhar com alunos de todos os campos para preparar um curta-metragem. A estrutura possibilita que cada estudante tenha a oportunidade de desempenhar um papel importante na produção de um filme ao receber a instrução prática necessária para aperfeiçoar seus conhecimentos. Voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. O curso acontece em diferentes locais, como Nova Iorque, Universal Studios em Hollywood, os estúdios Disney, em Orlando, da Universidade de Harvard, em Boston, Paris e Florença. Os cursos são de três, quatro ou seis semanas.

Met Film Exclusivamente com a CP4 – Cursos no Exterior, a Met Film, em Londres, oferece um mundo totalmente cinematográfico. O curso, de duração de três semanas, irá orientar o aluno em uma série de atividades, como direção e edição. Toda a programação contará ainda com o suporte de profissionais do setor, que irão ensinar os alunos a escrever cenas, usar a câmera, editar imagens e dirigir um elenco. O trabalho é duro, mas a experiência com certeza será enriquecedora. O aluno CP4 tem desconto de 25% no curso.

Tasis
A escola está presente nos países Inglaterra, Suíça, França e Espanha e oferece cursos diferenciados nas áreas de futebol e teatro.

- Soccer Camp & Junior Soccer Camp
O Soccer Camp proporciona aos alunos a oportunidade de melhorar suas habilidades de futebol sob a orientação de treinadores do futebol profissional do Futebol Clube Fulham e treinadores da Tasis Inglaterra. Os alunos são agrupados por níveis etários e com ênfase no desenvolvimento da técnica do esporte.

- Teatro
Este curso oferece aos estudantes de teatro, a literatura e uma oportunidade única de aprender uma peça de Shakespeare e executá-la publicamente. Através de intenso estudo individual, e do trabalho em grupo, os alunos vão descobrir o significado das palavras de Shakespeare e da poesia. O pano de fundo será a história elizabetana, além de trabalharem com modernas e tradicionais técnicas de teatro, voz, movimento e habilidades de atuação. Os alunos que não quiserem atuar nos espetáculos públicos irão contribuir em outras áreas na produção final. A oportunidade está aberta aos alunos entre 13 e 18 anos. Os cursos são de três, quatro ou oito semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior