sexta-feira, 27 de maio de 2011

Umuarama: Intercambista do Peru assiste a aulas de Arquitetura na Unipar

Daniela Haruko Santisteban Valdivia participa do intercâmbio pelo Rotary Club e permanece no Brasil até o mês de junho

A intercâmbista Daniela Haruko Santisteban Valdivia
Troca de conhecimentos, culturas, costumes. Conhecer um espaço antes desconhecido e conviver com aqueles que, às vezes em suas diferenças, têm coisas em comum e nos acrescentam. É esta a experiência que estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e uma intercâmbista do Peru estão vivendo.

Daniela Haruko Santisteban Valdivia, 18 anos, é participante do programa de intercâmbio do Rotary Club, mora em Arequipa, no Peru, cidade com mais de um milhão de habitantes e considerada a segunda maior do país. Ela está no Brasil desde setembro do ano passado e permanece até dia 10 de junho. “Eu conheci a Unipar por meio de uma prima, não prima de verdade, prima do intercâmbio. Ela faz Arquitetura e foi ela quem me incentivou a entrar no curso. Estou cursando o primeiro ano”, conta.

A intercâmbista se refere a estudante do 3º ano de Arquitetura e Urbanismo, Vanessa Ikino, que tem uma prima, Patrícia Ikino, que foi para o Peru no intercâmbio com Daniela Valdivia. Segundo Daniela, a escolha pela Unipar se deu pela qualidade de ensino. “Me disseram que é uma boa Universidade e quero estudar Arquitetura no Peru”, destaca.

Ela ainda conta que, inicialmente, encontrou dificuldades em se acostumar com o convívio no Brasil: “Eu vim sozinha e no começo foi bem difícil, mesmo pela língua e os costumes diferentes. Mas, depois, me acostumei e estou gostando demais do Brasil”.

Neste período, diz também ter participado de eventos no Interact, de reuniões no Rotary, viagens e atividades com outros intercâmbistas e orgulha-se por ter descoberto aqui [na Unipar] a carreira profissional que quer seguir. “Já conclui o ensino médio, mas não sabia que faculdade fazer. Esta experiência aqui na Unipar é única, interessante e muito boa porque nos ajuda muito em todos os sentidos, inclusive no amadurecimento. O programa me ajudou a escolher a futura profissão, a ser diferente e mais responsável”, declara.

Ela também já traça os planos para a volta ao Peru. “Quero voltar para os meus pais, estudar para ingressar na faculdade e cursar inglês”, conta.

Fonte: http://www.unipar.br/noticias/2011/05/26/umuarama-intercambista-do-peru-assiste-aulas-de-arquitetura-na-unipar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior