sábado, 14 de maio de 2011

Estudantes conhecem programa de voluntariado para Copa do Mundo

Centenas de estudantes participaram na manhã desta sexta-feira (13.05), em Cuiabá, de uma palestra sobre o Programa de Voluntariado para Copa do Mundo, apresentada pelo diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho. O evento faz parte da programação da I Feira de Intercâmbio Internacional: Educação, Cultura e Turismo (I Feinter), que está sendo realizada no Ginásio da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT).

Bonilha explicou que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) já elaborou um programa de voluntariado para o Brasil, que prevê a seleção de pessoas em qualquer lugar no mundo para atuar na Copa de 2014. No entanto, a Agecopa, em conjunto com o Sebrae, preparou um projeto diferenciado, privilegiando os moradores de Mato Grosso.

Essa proposta prevê como público-alvo estudantes que terão 18 anos em 2014, universitários, pessoas que falam mais de um idioma e idosos. Para ser voluntário é necessário participar de treinamentos específicos, como cursos de inglês, espanhol, turismo, história, geografia e empreendedorismo. Toda a qualificação será gratuita e os selecionados receberão apenas ajuda de custo para transporte e alimentação. A estimativa é preparar mil voluntários, dos quais 700 seriam credenciados para atuar oficialmente na Copa e outros 300 ficariam como reservas.

A Fifa avaliou positivamente a sugestão da Agecopa e programou para o próximo mês de julho, em Cuiabá, uma reunião com as 12 cidades-sede para discutir o programa. Apenas após a definição sobre o modelo a ser adotado é que serão divulgados os critérios para inscrição e demais informações oficiais relativas ao voluntariado.

"A ideia de contemplar cidadãos mato-grossenses no programa de voluntariado tem como objetivo deixar um legado para o Estado, uma vez que cerca de mil pessoas serão altamente qualificadas em idiomas, história, geografia, turismo e empreendedorismo", explicou Bonilha.

A estudante Tatiana Paiva, 15 anos, se interessou pelo programa, especialmente nos cursos de inglês e turismo. "A Copa gera visiblidade para Mato Grosso ser conhecido mundialmente e com isso precisamos estar preparados para aproveitar as oportunidades", comemorou.

ESTANDE

A Agecopa também está com um estande na I Feinter, espaço no qual os visitantes podem conferir as maquetes eletrônicas das obras de Mobilidade Urbana, vídeos sobre a Copa do Mundo, informações sobre a arena e também tirar dúvidas com as recepcionistas da agência.

Dez países participam da I Feira de Intercâmbio Internacional: Educação, Cultura e Turismo, que termina neste sábado (14.05). A programação do evento inclui palestras, shows, peças de teatro, danças, exibição de filmes e mostras de artesanado. O horário de visitação é das 9h às 21h, com entrada gratuita.

Fonte: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=362231

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior