sábado, 28 de maio de 2011

Brasil participa do mais importante evento de educação internacional do mundo

O Brasil será um dos expositores da 63ª Conferência Anual da Nafsa (National Association of Foreign Student Advisers), em Vancouver, no Canadá, entre os dias 29 de maio e 03 de junho, com objetivo de divulgar cursos superiores no Brasil para estrangeiros. A Nafsa é a mais importante e renomada associação de educadores internacionais do mundo. Estarão representadas no evento 18 instituições de ensino brasileiras, entre elas a USP, Unesp, UERJ, UFMG e UFPR.

A iniciativa de participação do Brasil na Nafsa é da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com apoio do Study in Brazil, um programa do Bureau Brasileiro de Intercâmbio, criado para promover a educação brasileira internacionalmente e gerido pela Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais).

A presença nessa Conferência, organizada por uma das mais reconhecidas instituições de apoio ao estudante estrangeiro, ampliará as possibilidades de divulgação do Brasil no exterior. Esse segmento ainda é pouco explorado no Brasil e devemos aproveitar essa visibilidade para utilizarmos o intercâmbio estudantil como mais uma opção para promover os destinos brasileiros. O Brasil é um país atraente não só pelas riquezas naturais e culturais, mas também por possuir boa oferta de educação de excelência, capaz de proporcionar uma experiência única e agregar valor à formação”, comenta Mário Moysés, presidente da Embratur.

Participar da Nafsa com um espaço só para o Brasil, em um estande de 72 m², com a presença das nossas melhores universidades, que promovem educação da mais alta qualidade, é um grande passo dado nos últimos 5 anos. Nosso objetivo é que o Brasil seja o país que mais recebe estudantes estrangeiros na América Latina”, disse Maura Leão, presidente da Belta.

Durante os quatro dias da conferência haverá mais de 250 encontros entre workshops e seminários. Estarão presentes, na delegação brasileira, o Bureau Brasileiro de Intercâmbio, Campus Brasil, Centro Universitário FAE, Centro Universitário FEEVALE, Centro Universitário Senac – SP, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, Universidade de Campinas – UNICAMP, Universidade de São Paulo – USP, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Entre os dirigentes, estarão presentes o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio de Britto, a presidente da Belta, Maura Leão e o presidente do Faubai (Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais), professor José Celso Freire Junior.

No dia primeiro de junho, após o encerramento da Conferência, a Belta, o Bureau Brasileiro de Intercâmbio e a Embratur irão oferecer um coquetel para apresentar o Programa Brasileiro de Educação Internacional a profissionais convidados. A apresentação ocorrerá no próprio estande do Brasil, às 16h.

Belta - Criada há 19 anos, a Belta - Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais - é a primeira associação latino-americana do segmento de educação internacional. Com o objetivo de ampliar o mercado de educação internacional no país, a Belta investiu na promoção do segmento e na qualidade e confiabilidade dos programas internacionais oferecidos por suas associadas. A Belta avalia e credencia operadoras de intercâmbio. Possui mais de 70 empresas-membro entre operadoras no Brasil e organizações internacionais. A qualidade destas empresas é atestada pelo selo Belta, que faz com que sejam consideradas as melhores do País, dando credibilidade tanto no Brasil quanto no Exterior. 


Perfil-O "Study in Brazil" é um programa do Bureau Brasileiro de Intercâmbio, criado para promover e incentivar a educação brasileira entre estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional. Desenvolve diversas atividades que promovem o país no exterior, com o objetivo de consolidá-lo como um dos principais destinos educacionais do mundo. Assim, divulga programas educacionais especializados, como cursos de graduação e extensão em áreas reconhecidas, Ensino Médio, Língua Portuguesa, entre outros.

O Bureau Brasileiro de Intercâmbio é gerido, desde 2005, pela BELTA (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais). Com o apoio da EMBRATUR, o Bureau Brasileiro de Intercâmbio também é responsável pela seleção e união das instituições que oferecem Ensino Médio e Superior, Português, Programas Acadêmicos de curta e longa duração e programas combinados com turismo, esporte, estágio, trabalho voluntário etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior