sábado, 7 de maio de 2011

Robótica e intercâmbio cultural






O mundial Vex Robotics World Championship é considerado o maior desafio de robótica do mundo, envolvendo mais de 4.500 estudantes dos Estados Unidos, Brasil, México, Canadá, Colômbia, Guatemala, Porto Rico, Reino Unido, China, Coréia, Singapura, Taiwan e Japão. Vários desafios e competições paralelas ocorreram durante o evento que, além de educacional, é uma oportunidade de intercâmbio e relacionamento com estudantes internacionais.



Estudantes e educadores maristas tiveram a oportunidade de conhecer o que existe de mais avançando em relação à robótica educacional durante o Mundial de Robótica – Vex Championship, em Orlando, EUA. O evento aconteceu no complexo esportivo da ESPN, nos dias 14,15 e 16/4. Por volta de 400 equipes participaram da competição. Entre os participantes, os colégios Maristas Assunção, Champagnat, Ipanema e a PUCRS, com 16 competidores, representaram a robótica marista.

No Desafio Vex Robotics High School, a equipe marista ficou em 60º lugar geral. A competição representou o espírito do evento, um momento de cooperação, respeito e integração das várias equipes, organização dos Pits Stop e busca por estratégias para melhorar o desempenho dos times.


Momentos de emoção
O evento proporcionou três dias intensos de convivência, cultura, intercâmbio e estratégias para vencer os desafios. “Contávamos com a sorte, nosso robô era o que mais pontuava durante as partidas, infelizmente os aliados (outras equipes participantes) não realizaram grandes pontuações, impossibilitando bons resultados” relata o coordenador de Tecnologia Educacional dos Colégios Maristas, Mauricio Anony, um dos representantes maristas na competição. Das competições, as mais marcantes foram contra as equipes americanas e chinesas, elas possuíam os autômatos mais competitivos, modernos e sofisticados.

Visita à NASA
Momento marcante da viagem foi a visita da equipe ao Kennedy Space Center – NASA – Agência Espacial Americana – no Cabo Canaveral, Flórida. A visitação aconteceu no dia 13/4 e oportunizou momentos de estudo, cultura e entretenimento.

No passeio, o time marista esteve no complexo de visitantes, espaço cercado de museus, pista de foguetes, ambientes que representam a história dos lançamentos e outras atrações sobre o projeto espacial americano. Nesse dia, a equipe também teve a oportunidade de almoçar com o astronauta Gregory Thomas Linteris, que viajou para o espaço em 1997.

Os estudantes conheceram a pista de lançamento e aterragem, no cabo Canaveral, no centro de lançamento de foguetes. Ao final da visita, o grupo pode conhecer o local onde foram projetados todos os lançamentos de espaçonaves durante as últimas décadas pela NASA.

Fotos
Confira as fotos oficiais do evento.

E, abaixo, as fotos da equipe marista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior