quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aiesec e organização alemã oferecem oportunidades de intercâmbio

A Aiesec, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (Unesco) como a maior organização global formada por jovens universitários e recém-graduados, e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) estão com inscrições abertas para programas de intercâmbio. Por meio da Aiesec, estudantes graduandos e já formados, com até dois anos, podem participar do programa “Cidadão Global”, que visa promover a responsabilidade social, o entendimento sobre outras culturas, o empreendedorismo e o voluntariado em países do exterior.O programa tem duração de seis a 12 semanas, e permite ao intercambista vivenciar experiências culturais e praticar atividades de impacto social em sua área de atuação.

Para participar é necessário saber inglês ou espanhol a partir do nível intermediário. Os principais destinos do programa são a América Latina e o Leste Europeu. As inscrições podem ser feitas no site da Aiesec ou com membros da Aiesec, no escritório da organização.

Outra oportunidade é o programa Brasil-Alemanha de parceria institucional na área de Saúde, realizado por meio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad). Instituições de ensino superior alemãs e de países em desenvolvimento podem, até 31 de julho, inscrever-se no Pagel, programa de parcerias institucionais na área de saúde, financiado pelo Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ). As inscrições devem ser realizadas pelo parceiro alemão, diretamente no Daad em Bonn.

São aceitos projetos conjuntos nas áreas de medicina, odontologia e saúde em geral, abordando especialmente temas relacionados a melhorias estruturais de cursos de formação e aperfeiçoamento, à preparação de estudantes estrangeiros em universidades alemãs para atuação em seus países de origem e a medidas de educação contínua para ex-alunos em redes temáticas de universidades, organizações de cooperação e autoridades de saúde de países em desenvolvimento.

O Daad é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados, alemães e estrangeiros, anualmente.

Experiência
Thiago Gabri, Cidadão Global na Colômbia, ressalta os pontos positivos de quem teve a oportunidade de viver esta experiência: “Trabalhei em um dos maiores clusters tecnológicos da America Latina, na fundação sem fins lucrativos ParqueSoft, que reúne mais de mil empreendedores espalhados por 16 cidades da Colômbia e com clientes de todo mundo. Tenho certeza de que causei impacto positivo em jovens empreendedores que, agora, estão mais preparados para crescer, são mais competitivos, geram mais empregos e novas soluções que melhoram a vida. Durante o intercâmbio, fui convidado a escrever para o site de uma empresa de consultoria. Também escrevi para um jornal local, vi diferentes formas de negociar e vender, dei aulas de português e tive propostas de negócios na Colômbia. Vocês não têm ideia de quantas oportunidades podem aparecer em um intercâmbio!”

Outras informações: (32) 2102-3432 (Aiesec)

55 (21) 2553-3296 (Daad)

www.aiesec.org.br/cidadaoglobal2011/

www.daad.de/pagel

Fonte: http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=22189:aiesec-e-organizacao-alema-oferecem-oportunidades-de-intercambio&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior