quinta-feira, 10 de março de 2011

Primeiro encontro do projeto Clube da Leitura de Poesia no Centro Cultural

são paulo Uma nova Curadoria de Literatura e Poesia acaba de ser constituída no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A partir deste ano, as iniciativas programadas para projetos do setor irão atuar em conjunto com a Divisão de Bibliotecas do CCSP. -

"A curadoria tem por objetivo promover palestras, debates, recitais, exposições, workshops e outras atividades relacionadas à criação literária", diz o poeta, tradutor e ensaísta Cláudio Daniel, à frente da iniciativa explicando que aposta na diversidade com qualidade e, portanto, que irá abrir o espaço para diferentes formas de expressão, desde as tradicionais até as mais inovadoras.

O curador Cláudio Daniel diz que seu trabalho "parte da percepção do espaço público como local democrático e plural, como é a própria comunidade". Segundo ele "a universalização das relações econômicas e políticas entre as nações aponta para a necessidade de maior intercâmbio com outras literaturas, desde as mais próximas de nossa herança histórica, como as da comunidade dos países de língua portuguesa e da América Latina, até literaturas de países com tradições distantes da nossa, com intercâmbio cultural e democratização do saber", acrescenta.

Quinta-feira

A partir desta quinta-feira (10) tem início o primeiro encontro do projeto Clube da Leitura de Poesia, tendo com o poeta convidado Cláudio Willer. O ciclo Poetas de Cabeceira terá a palestra do poeta Ademir Assunção, que irá falar sobre o trabalho de Torquato Neto, no dia 22 de março.

Clube de Leitura de Poesia - em que um convidado falará sobre o seu poeta favorito - , abordará sempre a biografia, contexto histórico, análise da obra e leitura comentada de poemas do autor. O objetivo é levar ao público jovem informações sobre autores importantes da literatura brasileira e mundial.

Sarau

Todos os meses, a Sala de Debates do CCSP receberá poetas convidados para a leitura de poemas e bate-papo com o público sobre questões como a publicação do primeiro livro, a recepção crítica, a relação entre a poesia e outras artes, o papel da internet na divulgação dos novos autores, entre outros temas. Após a apresentação do poeta convidado, haverá um sarau livre, em que todos os poetas presentes poderão ler seus textos. O CCSP fica na Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, telefone: 3397-4002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior