quinta-feira, 10 de março de 2011

Intercâmbio à italiana

Prefeitura estuda parceria com fundação italiana de cinema e revitalização de estúdios Vera Cruz

Rafael NunesAgência BOM DIA

Considerado o principal  marco das produções cinematográficas brasileiras, o espaço Vera Cruz pode voltar aos dias de glória do cinema brasileiro. A Prefeitura de São Bernardo estuda a realização de uma parceria com produtores italianos para a reativação dos estúdios. A intenção do município é fechar um acordo de cooperação com os italianos para o intercâmbio de profissionais, baseada na criação de uma fundação, nos cerca de 100 mil m² do espaço, no centro da cidade.

Nesta quarta-feira, o prefeito Luiz Marinho recebeu a visita da atriz e produtora  italiana Maria Grazia Cucinotta, conhecida no mundo do cinema por produções como O Carteiro e o Poeta, 007 - O Mundo Não é o Bastante e o recente O Ritual,  interessada em realizar parcerias no país. Na Itália, Cucinotta possui trabalho similar ao projeto colocado pelo município sanbernardense, de desenvolvimento do setor audiovisual para a formação de profissionais da área.

Paralelamente, a atriz estuda utilizar o espaço para rodar a produção Uma Noite Sem Glória, adaptação do clássico  Felini 8 1/2 e co-produzida por uma equipe composta por  brasileiros e italianos .
No ano passado, Maria Grazia Cucinotta esteve no Brasil e conheceu os estúdios por meio do Ministério da Cultura e se interessou em conhecer o espaço para rodar sua produção. “A ideia é crescermos juntos. Por meio de coproduções poderemos trocar experiências, como na distribuição, criando uma cultura entre os dois países”, afirmou Luiz Filipe Correia da Costa, diretor de cinema e da produção que poderá ser rodada no Vera Cruz. “Uma escola de cinema aqui pode dar a chance de termos outros Fernando Meirelles”, concluiu o diretor, em referência a um dos  cineastas brasileiros mais famosos do momento.

A cooperação entre brasileiros e italianos no espaço deverá agilizar o processo de reativação dos estúdios. “Temos um aporte do Ministério da Cultura, já anunciado anteriormente. Nos próximos dois meses teremos uma decisão, mas de qualquer forma está tudo bem encaminhado para o projeto. Teremos duas salas de escola de cinema. Se fecharmos o acordo de cooperação apenas agilizaremos o processo para o Vera Cruz”, disse o secretário-adjunto de Cultura de São Bernardo, Oswaldo de Oliveira Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior