segunda-feira, 6 de junho de 2011

Intercâmbio junta em Setúbal 30 jovens de países mediterrânicos

Trinta jovens de seis países mediterrânicos – Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Tunísia e Egipto – vão reunir-se em Setúbal, entre 4 e 12 de Junho, para “promover valores de igualdade, tolerância, multiculturalidade e democracia através da cozinha mediterrânica”.

”. Helena Reis, coordenadora do projecto “Ingredients of the Mediterranean” na associação Experimentáculo, explica que a culinária vai servir de “ferramenta de integraçãp” e vai ajudar os participantes a “enfrentar essas problemáticas que os próprios conhecem a nível pessoal ou profissional”.

Madalena Reverendo, da direcção da Cáritas Diocesana de Setúbal, que se associa ao projecto, destaca a originalidade do intercâmbio, que considera “muito importante, porque os jovens são o futuro dos seus países e é a educação que tem que mudar o Mundo”. Os jovens participantes vão promover seis workshops com pratos típicos dos seus países, supervisionados pelo chef Vasco Alves, mas terão também oportunidade de visitar Setúbal e Lisboa ou contactarem com instituições locais, como a Cáritas ou o Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal, que também se associa ao projecto.

Helena Reis refere que o objectivo do “Ingredients of the Mediterranean” passa por “capacitar e enriquecer” os participantes, através de um projecto certificado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Juventude em Acção. Madalena Reverendo sublinha ainda o facto da iniciativa “integrar países das duas margens do Mediterrânico”, o que contribui para que os jovens “conheçam culturas mais ignoradas e apaguem sinais de medo”. O projecto culmina no dia 11 de Junho, com um jantar na Casa da Baía, que junta participantes e entidades parceiras.

Fonte: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=95414&mostra=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior