segunda-feira, 6 de junho de 2011

A escolha certa do intercâmbio

Nas férias, estudantes e recém-formados podem estudar ou trabalhar fora do país e adquirir experiência



Jéssica vai para os EUA. 

Imagem: LAIS
TELLES/ESP. DP/D.A PRESS

Com a aproximação das férias de julho, começa a temporada de intercâmbio. Oportunidade para os estudantes e os recém-formados curtirem uma nova experiência de vida conciliando estudo e trabalho. Antes colocar o pé na estrada, os candidatos devem tomar alguns cuidados. Primeiro com a escolha do programa de intercâmbio e o planejamento da viagem. Procurar se informar sobre o país, a cultura, o clima, os hábitos, a alimentação e, principalmente, a familiaridade com a língua. Além disso, é importante contratar um seguro que garanta a assistência à saúde e ter os contatos do consulado e embaixada do Brasil para situações de emergência.

A Proteste Associação de Consumidores preparou um guia (ver quadro) que pode ser consultado pelos intercambistas que estão preparando as malas para passar um período no exterior. Tatiana Viola de Queiroz, técnica da Proteste, chama a atenção para o planejamento da estadia mais demorada num país estrangeiro. Segundo ela, o primeiro passo é pesquisar o lugar para saber se atende os interesses de estudo e trabalho. “Os roteiros tradicionais são mais valorizados, mas existem outras opções mais em conta que atendem às expectativas”.

O segundo passo é decidir se a viagem será por conta própria ou se vale a pena contratar os serviços de uma agência de intercâmbio. Tatiana lembra que a orientação de pessoas especializadas é importante, mas chama a atenção para o custo que pode ficar caro. “Se optar por uma agência, pesquise para saber se é confiável e idônea. Leia com atenção o contrato para saber o que está incluído e se está de acordo com o que foi prometido no programa”.

A escolha certa do intercâmbio
Arte: Jarbas/DP

Um detalhe importante: a maioria dos estudantes viaja e espera contar com um emprego para custear as suas despesas fora de casa. Há países cuja legislação não permite o estrangeiro conciliar trabalho e estudo. Mais um motivo para fazer uma pesquisa detalhada na internet antes de sair do Brasil. Além disso, é preciso saber se a agência contratada tem um contato no país do intercâmbio para as situações de emergência, como perda de documentos, furtos, doenças, entre outros.

Tatiana chama a atenção para a contratação do seguro viagem. Até porque alguns países exigem o seguro como condição para liberar o visto de permanência. “Embora seja importante contratar o seguro, a agência não pode obrigar a inclusão no pacote porque se trata de venda casada”.



ROSA FALCÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior