terça-feira, 14 de junho de 2011

Aluna Rosariense ganha Intercâmbio Cultural

A aluna Jéssica Rodrigues Ferreira Jalowtzki, da turma 201, 2º ano do Ensino Médio, ganhou um intercâmbio cultural para o estado de Indiana, Estados Unidos da América, onde será Jovem Embaixatriz pela ONG Companheiros das Américas.



Jéssica participou de uma seleção com diversos alunos de escolas de Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul e foi uma das seis escolhidas para realizar o intercâmbio cultural que contempla aulas em uma escola de Ensino Médio no país visitado e trabalho voluntário em umas das ONG’s auxiliadas pela Companheiros da América, organizadora do projeto. Ela será recebida em uma família americana, onde será inserida na cultura local.

Uma das atividades obrigatórias do programa é a criação de um blog contando um pouco de sua experiência durante este período. Jéssica participará de uma preparação com palestras e cursos mensais até o final do ano e viajará na primeira semana de janeiro de 2012, permanecendo lá por dois meses.

A ONG Companheiros das Américas foi criada para que cada estado dos Estados Unidos tivesse um estado irmão em algum país da América Central ou América Latina. Estes estados trocam experiências e conhecimento através de diversos projetos e programas de intercâmbio. O Rio Grande do Sul é parceiro do estado de Indiana.

Anualmente a Companheiros das Américas promove o programa Jovem Embaixador, no qual seis alunos do Ensino Médio do Rio Grande do Sul vão para Indiana. Eles devem arcar apenas com os custos de passagem e visto, o resto é custeado por voluntários que apoiam o programa. É uma oportunidade de imersão em outra cultura.

A pré-seleção é feita através de envio de documentação, notas, cartas de recomendação de professores. Após, os selecionados passam por uma bateria de entrevistas em inglês, sobre cultura e política e dinâmicas em grupo. Os seis selecionados para o intercâmbio recebem um treinamento em liderança, política e primeiros socorros.

Os interessados nessa experiência podem realizar inscrições para o próximo programa no site www.partners.org.br a partir de abril do próximo ano.

Fonte: http://colegiomarista.org.br/rosario/esporte-e-cultura/aluna-rosariense-ganha-intercambio-cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior