quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Redes de universidades

A Universidade de São Paulo (USP) assinou este mês um acordo para o estabelecimento de uma Rede de Parceria Global com a Universidade de Surrey (Reino Unido), a Universidade do Estado da Carolina do Norte (Estados Unidos) e a Universidade Nacional de Seoul (Coreia do Sul). Segundo a USP, os objetivos são intensificar a cooperação acadêmica entre as universidades participantes da rede, fomentar a colaboração multilateral nas áreas de pesquisa e no desenvolvimento de projetos e realizar intercâmbio de docentes e estudantes, entre outros. 

A vigência é de cinco anos, com previsão de prorrogação por igual período. A Rede de Parceria Global é baseada na ideia de cooperação multilateral e de reciprocidade. Cada instituição administrará seus próprios custos e procurará compartilhar os benefícios obtidos pela parceria.
As universidades pretendem apoiar programas conjuntos de pesquisa e projetos de excelência e promover o intercâmbio dos seus membros em diversas áreas de pesquisa, como saúde cardiovascular, saúde pública, biociências, materiais, química, ciências sociais, ciência política, sociologia, envelhecimento e sustentabilidade.

A formação do consórcio entre essas quatro importantes universidades de continentes diferentes é fundamental para fortalecer o intercâmbio e favorecer a mobilidade”, disse Adnei Melges de Andrade, vice-reitor Executivo de Relações Internacionais da USP.

O mundo do ensino superior está povoado por grandes consórcios e a ideia dessa parceria é formar algo mais compacto e com ênfase nas atividades, mas também mais global”, explicou o professor Colin Grant, que exerce função equivalente à de pró-reitor de Relações Internacionais na University of Surrey.

As quatro universidades planejam a realização de um evento em conjunto em formato de colóquio, em setembro de 2011, na USP, para promover um diálogo multidisciplinar com a participação de quatro ou cinco membros de cada instituição. Uma delegação do Reino Unido visitará a USP em março como preparação para o evento.

A FAPESP e a Universidade de Surrey estão com chamada de propostas para intercâmbio de pesquisadores aberta até o dia 15 de fevereiro de 2011. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo, responsáveis por Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepid).

A chamada está aberta a todas as áreas do conhecimento. O período de atividade do intercâmbio, de até 24 meses, deve estar contido na duração do projeto apoiado pela FAPESP. Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/surrey.

Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior