quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Viagens internacionais exigem cuidados

A estudante Larissa Scanagata, de 19 anos, está passando este final de ano entretida arrumando malas e providenciando documentos para viajar para San Diego, no estado americano da Califórnia.

Ela só irá embarcar no próximo dia 21 de janeiro, mas já está com quase tudo pronto para sair do Brasil. “Já estou me informando sobre o tempo em San Diego e pensando no que vou colocar na mala. Também estou com a maior parte dos documentos providenciados e já sei onde vou ficar quando chegar na Califórnia”, conta a jovem.

Os cuidados tomados por Larissa são essenciais em uma viagem internacional. Como muita gente deixa o País nesta época do ano, seja em viagens de turismo ou intercâmbios, todo zelo é pouco para evitar transtornos e garantir uma estadia tranquila. Normalmente, as viagens internacionais requerem muito mais providências do que as nacionais.

O primeiro passo é contratar uma agência de turismo ou de intercâmbio confiável, idônea e que esteja há bastante tempo no mercado. Esta deve ter um bom serviço de pós-venda, orientando as pessoas que vão viajar sobre o que é necessário e as exigências de cada país”, diz a diretora de uma agência de intercâmbios de Curitiba, Cirena Valiati.

Estar com a documentação em dia é essencial. Porém, quem vai para fora do País também não deve esquecer de cuidar da própria saúde. Alguns países exigem que seja apresentado atestado de saúde.

Porém, mesmo naqueles em que não é necessário, é aconselhável fazer um check-up completo dias antes do embarque, evitando imprevistos. Quem toma medicamento deve levar a receita médica para que os produtos não sejam barrados no aeroporto. “Contratar um seguro saúde junto com o pacote de viagem também é importante”, diz Cirena.

Em relação à bagagem, os viajantes devem se informar sobre as condições meteorológicas no país de destino, limite de peso e saber o que pode ser embarcado ou não, também estabelecendo o que deve ser transportado na bagagem que vai ser despachada e na de mão. “Na bagagem de mão, é sempre aconselhável levar coisas de primeira necessidade e uma roupa extra. Isso evita problemas maiores caso alguma mala seja extraviada”, comenta Cirena.

Pré-pago

No que diz respeito à segurança financeira, Cirena recomenda que os viajantes levem um cartão pré-pago internacional, que pode se recarregável, protegido por senha e utilizado para saques e débitos em qualquer lugar do mundo. “Também é aconselhável levar algumas notas do dinheiro local, que podem ser necessárias na chegada, para utilização no táxi ou metrô”.

Outras dicas são ter em mãos o telefone do consulado ou da embaixada brasileira no local mais próximo a ser visitado. Se possível, também levar o contato de alguma pessoa conhecida no país de destino para situações de emergência. E, ainda, utilizar etiquetas grandes e coloridas que permitam a fácil identificação das malas em esteiras ou balcões de entrega.


Fonte: Últimas notícias do Paraná-OnlineComentários desativados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior