domingo, 10 de abril de 2011

Programa de intercâmbio Brasil e EUA, Fique de olho!


Prazo de inscrição vai até o dia 30 de abril e concede bolsas de até 4.000 dólares graças a acordo estabelecido entre a Sociedade Brasileira de Física e a American Physical Society

Até o dia 30 deste mês, professores e alunos de pós-graduação em física brasileiros terão uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho nos Estados Unidos. Encerra-se nessa data o prazo para as candidaturas ao programa de intercâmbio estabelecido entre a Sociedade Brasileira de Física e a American Physical Society.

Voltada para estudantes de pós-graduação e professores de física, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, a iniciativa se divide em duas vertentes. (Em ambas, o suporte financeiro ao lado brasileiro foi garantido pelo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.)
A primeira, voltada para Visitas de Estudantes de Física Brasil-EUA, é focada em pós-graduandos que busquem bolsas para viagens ao outro país destinadas à participação de cursos de curta duração ou escolas de verão, visitas a um professor em sua área específica, trabalho temporário em laboratórios ou outras atividades. O valor dessa bolsa está limitado em 3.000 dólares americanos.



A segunda, destinada a professores, é o Programa Cátedras Brasil-EUA, que patrocina físicos que queiram ministrar cursos de curta duração ou uma série de palestras no outro país. Para esses casos, o valor máximo de bolsa é de 4.000 dólares.

"O volume de recursos aplicados incluirá passagens aéreas e diárias para os pesquisadores durante todo o período no exterior. Mais do que o valor numérico, no entanto, é o valor simbólico dessa interação entre Brasil e Estados Unidos", diz Celso Pinto de Melo, presidente da SBF.

Não há restrições para a candidatura. "Qualquer tema ou projeto que esteja relacionado à Física será bem-vindo, mas serão aprovadas, evidentemente, apenas as propostas que tenham conteúdo científico de qualidade", ressalta Melo.

Os candidatos brasileiros devem enviar seus projetos para Maria Beatriz Mattos ( biamattos@sbfisica.org.br) e os americanos para Michele Irwin, APS Office of International Affairs ( Irwin@aps.org).


Fonte: http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=282:de-olho-no-programa-de-intercambio-brasil-eua&catid=86:abril-2011&Itemid=270

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior