sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Intercâmbio no exterior: Aumenta o número de busca por Estudantes




Segundo gerente de agência de intercâmbios, não há idade para estudar em outro país; neste ano, apenas na Unicap, 71 estudantes devem fazer intercâmbio
É cada vez maior o número de estudantes à procura de intercâmbio no exterior, uma forma de aprender uma língua estrangeira e conhecer outras culturas. Uma agência de intercâmbios (foto 1) situada em Boa Viagem não para de receber estudantes interessados em passar temporadas no exterior. Rafael Siqueira, de 23 anos, é estudante de Direito. Ele já passou seis meses no Canadá, estudando inglês, e agora vai para Orlando, nos Estados Unidos. Desta vez, para trabalhar.


"Em Direito, a gente está sempre lidando com pessoas de classes sociais diversas, pessoas de origens diversas. Então acaba que lá a gente vai estar com pessoas que são mais diferentes ainda. Então voltar com essa experiência vai ser, sem dúvida, um passo à frente aqui no Recife", acredita.


Marina Motta (foto 2), gerente da agência, é uma campeã de intercâmbios. Já fez 11 em seis países diferentes. Tanta experiência permitiu que ela escrevesse um livro com dicas de A a Z. Marina lembra que, ao contrário do que muitos pensam, os intercâmbios não são apenas para adolescentes. "Intercâmbio não tem idade. A partir dos oito anos já dá para fazer, até os 70. E existem intercâmbios com diversas durações. Tem intercâmbio para a terceira idade. Tem cursos, por exemplo, de italiano com História da Arte, para maiores de 50 anos", explica.


As universidades também promovem cada vez mais os intercâmbios internacionais. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), por exemplo, o número de alunos que vão passar um período em universidades de outros países só faz aumentar. No ano 2000, foram apenas 23 alunos. Neste ano, a expectativa da Universidade é que 71 estudantes façam intercâmbios.


Hoje, os alunos da Unicap podem estudar em cursos de universidades de 20 países. A estudante Thaís Bezerra está no 7º período de Direito e vai passar seis meses na Universidade de Salamanca, na Espanha. "É um aprendizado. Uma experiência tanto profissional quanto de vida. Nós vamos vivenciar diversas culturas, outras línguas e diferentes visões de mundo. Isso é fantástico", diz.


A coordenadora de intercâmbio da Unicap, Elisabete Siqueira, ressalta que os alunos que fazem a experiência dão um passo importante para o futuro. "O estudante está percebendo que está havendo um processo tanto de globalização quanto de mobilidade e que, à medida que ele vai conhecendo outros países e ampliando seu conhecimento, ele vai se tornar um profissional mais competente, com possibilidades no exterior e no Brasil", afirma.


Veja o vídeo: AUMENTA O NÚMERO DE ESTUDANTES EM BUSCA DE INTERCÂMBIO NO EXTERIOR


Da Redação do pe360graus.com


Fonte: http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/intercambio/2011/08/11/NWS,537367,35,454,EDUCACAO,885-AUMENTA-NUMERO-ESTUDANTES-BUSCA-INTERCAMBIO-EXTERIOR.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior