quinta-feira, 28 de julho de 2011

Enem é obrigatório para bolsa de intercâmbio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acaba de ganhar mais uma função. Permitir o acesso a bolsas de intercâmbio no exterior. Até 2014, setenta e cinco mil estudantes brasileiros poderão ser beneficiados com o intercâmbio, que faz parte do programa Ciência sem Fronteira.

Para participar do projeto, os estudantes devem mostrar bom desempenho acadêmico. E para os alunos de graduação, a nota do Enem será um dos requisitos.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é um projeto do governo, que prevê a oferta de 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. Serão 27,1 mil bolsas para alunos de graduação, 24,5 mil para doutorado de um ano, 9,7 mil para doutorado integral e 2,6 mil para pós-doutorado. As outras estão divididas entre o treinamento de especialistas, para jovens cientistas e grandes talentos, e para pesquisadores visitantes no Brasil.

A inscrição para as bolsas deve começar neste ano, mas ainda não há data definida. O processo de seleção será administrado pelo CNPQ.

Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova unificada que mede a qualidade do ensino no país. A avaliação possui 180 questões distribuídas em quatro áreas específicas: Linguagens, Ciências Humanas, Matemáticas e Ciências da Natureza.

A pontuação do Enem pode ser utilizada como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio - (Para estudantes acima de 18 anos), uma substituição ao Encceja (O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Como pré-requisito para o FIES - programa governamental de financiamento estudantil.

Para o ProUni - programa Universidade Para Todos (que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda) e,

Para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Através do Sisu, Universidades Públicas de todo o país oferecem vagas para os cursos de graduação.

Fonte: Da redação, com Portal Terra
http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/enem-e-obrigatorio-para-bolsa-de-intercambio/2954

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior