A estudante de Comunicação Social, Bruna Estevanin, viajou no dia 22 de junho para a Romênia, na cidade de Cluj Napoca, onde vai ficar até o final de agosto. O intercâmbio de trabalho voluntário é a primeira experiência internacional da estudante. “Eu tinha muita vontade de ir pra África e também para o Leste Europeu. Acabei optando pelo Leste Europeu pela facilidade de viajar pelos países durante o final de semana - pelo tamanho da África, o fator geográfico acabaria limitando um pouco minhas escolhas. Uma vez resolvida a região, comecei a focar em vagas de meu interesse. Polônia, República Tcheca e Romênia apresentaram vários projetos que me interessaram muito. Acabei sendo aceita na Romênia, para trabalhar no Projeto gROw (www.growedu.com) !!!”
Os desafios
As aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora ainda não terminaram e, segundo Bruna, adiantar as atividades foi seu maior desafio. “Como meu intercâmbio começa no final de junho, tive que adiantar o final do período. Conciliar as muitas atividades com as provas e trabalhos de final de faculdade foi a maior dificuldade até agora”, explica.
O projeto "gROw" acontece simultaneamente em 12 cidades da Romênia e é fruto de uma parceria da AIESEC com a Escola de Valores. Seu objetivo é acompanhar os adolescentes de 14 a 18 anos até eles formarem no Ensino Médio, oferecendo um acréscimo na educação desses jovens através workshops sobre liderança, empreendedorismo e planejamento de carreira. Durante os dias 27 de junho e 2 de julho, os 70 trainees internacionais que farão parte dessa edição do projeto serão reunidos junto com os organizadores da AIESEC e da Escola de Valores para uma conferência internacional onde serão decididos e criados os conteúdos e cronograma das palestras. “Ao todo, são 25 diferentes países envolvidos em um mesmo projeto, procurando levar os adolescente romenos à acreditar que o futuro profissional só depende deles, ou como diria o slogan do projeto, ‘ready, steady, grow!’”
As expectativas
“Por enquanto minhas únicas expectativas são aprender muito, aproveitar e explorar a cultura do país e o ambiente internacional - vou morar em uma casa com 5 outros jovens de diferentes lugares do mundo.”
A estudante de Direito do Vianna Junior, Rhaíza Bastos, também está se preparando para seu intercâmbio. Ela viaja dia 26 de junho para a Turquia, na cidade de Adana, onde vai ficar até o dia 7 de agosto. “Eu estava procurando vagas na América Latina porque eu não estava querendo viver um choque cultural tão intenso. Mas como eu tive um pouco de dificuldades para encontrar projetos disponíveis aqui no continente, resolvi ousar e buscar vagas pelo Leste Europeu, onde acabei optando pela Turquia. Sempre fui apaixonada por História antiga e a Turquia foi palco de diversos eventos muito significantes da história da humanidade. Isso foi um grande fator de atração. Outro ponto que influenciou nessa escolha foi o fato de que a minha acomodação será em uma família turca. Eu acredito que essa seja a maneira mais eficiente de imersão na cultura local e da vivência de uma experiência mais intensa e completa.”
Os desafios
Para Rhaíza, a comunicação será seu maior desafio na Turquia. “Acredito que os maiores desafios vão aparecer lá. Por enquanto, o que me causa receio é a língua turca, que me parece impronunciável. Acredito também que a convivência com hábitos tão diferentes dos nossos será muito desafiante. A ansiedade e a inquietude perturbam um pouco.”
Rhaíza vai trabalhar em uma escola de educação infantil, no projeto Young Leaders. “O objetivo do projeto é justamente oferecer um ambiente de aprendizagem multiétnico/multicultural às crianças para que cresçam mais cientes das diferenças, sem tendências a preconceito. E para nós, intercambistas, é um privilégio poder proporcionar isso a essas crianças.”
As expectativas
“Eu espero conhecer muito coisa nova, aprender muito, fazer muitos amigos, visitar muitos lugares, ampliar meu networking e, sobretudo, me tornar uma pessoa mais consciente, mais madura e flexível. Encarar os desafios da melhor maneira possível e transformá-los em um motor para o meu aprimoramento pessoal.”
Bruna e Rhaíza realizarão o seu intercâmbio através do programa Cidadão Global, da AIESEC. Para conhecer mais, acesse: www.cidadaoglobal.aiesec.org.br
Fonte: Aiesec JF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por enviar comentário!