sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Inscrições para programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras
Estudantes já podem se inscrever no programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras
O Governo Federal lançou, no final de 2011, o programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras (CsF). Como reconhecimento do crescimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, foram destacadas 40 bolsas para os alunos de graduação.
O segundo edital de chamada para a submissão dos pedidos de intercâmbio foi lançado no último dia 13 de dezembro, pela presidente da República, Dilma Roussef. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho de 2012.
Para se candidatar às bolsas de estudo no exterior o aluno precisa ser bolsista de programas de Iniciação Científica e Tecnológica, deve estar cursando entre 40% e 80% do curso de graduação e ter conhecimento do idioma do país escolhido. A indicação do estudante é feita pelo professor coordenador dentro da UFJF e de um coordenador da universidade de destino.
O programa possui áreas de interesse, das quais os programa de Iniciação Científica e Tecnológica dos postulantes devem fazer parte. Clique aqui para acessar a lista das áreas prioritárias.
As requisições são organizadas pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq). Segundo a coordenadora de Projetos de Pesquisa e Inovação da Propesq, Maria Cristina Andreolli, o CsF “é um programa que visa crescimento de uma cultura de inovação no Brasil. Uma das metas é a produção de patentes, que pode gerar riquezas para o país”.
O programa
Organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), o programa Ciência sem Fronteiras visa possibilitar aos melhores alunos e pesquisadores envolvidos em projetos de inovação a oportunidade de estudar em instituições de grande reconhecimento no exterior.
Maria Cristina Andreolli: "É um programa que visa crescimento de uma cultura de inovação no Brasil. Uma das metas é a produção de patentes, que pode gerar riquezas para o país " (Foto: Rafael Prado)
O ideal do projeto é que os acadêmicos tragam de volta ao Brasil uma maior experiência e a chance de realizarem trabalhos pioneiros em suas áreas. Dessa forma, o Brasil aumenta sua competitividade e renome internacional no meio acadêmico mundial. Neste mês, foram abertas mais 12.500 vagas, para cinco países: Estados Unidos (4.500 mil), Reino Unido (2.500), Alemanha (2.500), Itália (1.500) e França (1.500), distribuídas em todo o Brasil.
Clique aqui para acessar o portal do CsF
Outras informações: (32) 2102-3784 (Pró-reitoria de Pesquisa)
http://www.ufjf.br/propesq/ciencia-sem-fronteiras
Fonte: UFJF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por enviar comentário!