terça-feira, 11 de outubro de 2011

Intercâmbio está em alta por causa de um novo idioma


Jovens estudantes buscam aliar a experiência de viver em outra cultura com o aprendizado de um novo idioma. Antes de decidir, deve-se pesquisar muito



Rio - A busca por intercâmbios vem crescendo entre os brasileiros. Jovens estudantes buscam aliar a experiência de viver em outra cultura com o aprendizado de um novo idioma. Antes de decidir para onde ir, deve-se pesquisar muito. Por isso, é aconselhável conversar com pessoas que já estão fazendo o mesmo curso. Procure, também, informações sobre o país e a cidade para a qual você pensa ir. Foi o que fez o estudante Lucas Pinto, de 20 anos. Resolveu abandonar o emprego de bancário, trancar a faculdade de administração no 3º período e partir para a Austrália, a fim de fazer um curso intensivo de inglês. Ele já está com as malas arrumadas para viajar este mês e aguarda apenas a chegada do visto.

“Pretendo ficar um ano lá. O curso dura sete meses, mas vou procurar algum outro para fazer nos cinco meses restantes. Estou investindo em mim”, diz Lucas.

O tempo médio de espera por um visto pode chegar a 45 dias, dependendo do destino. O grupo S7 Study, que leva estudantes para o exterior, registrou no primeiro semestre um crescimento de 54% na procura por cursos em relação ao mesmo período do ano passado. O Canadá foi o destino mais procurado pelos cariocas neste período: 58,37%. Em seguida, vem a Austrália, com 26,82%, e a Nova Zelândia, com 14,81%.

“Um dos fatores que fazem do Canadá o principal destino dos brasileiros é a segurança. E também o câmbio canadense, muito favorável”, explica o diretor da empresa, Sandro Saltz.

Aprimorar o idioma estrangeiro e já sair do Brasil com um emprego garantido. É o que oferece a World Study, que leva mais de cinco mil alunos por ano ao exterior.
O programa Study and Work une a rotina de estudo com o trabalho. Segundo a diretora regional da empresa, Michelle Werfel, os destinos mais procurados são Canadá, Irlanda e África do Sul.

Outra opção muito atrativa para os jovens é cursar graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos. Dá para aperfeiçoar o inglês e voltar ao Brasil com um diploma americano, que pode ser validado por meio da lei de equiparação (Lei 9.394/96, artigo 48, inciso II).

Conciliando estudo e trabalho
Fazer intercâmbio no exterior não é barato, mesmo para quem pensa conciliar o estudo com um trabalho remunerado no exterior. A World Study disponibiliza o TRUE — Trabalho Remunerado para Universitários no Exterior — para diversos países. Há dezenas de opções de cursos e programas com os mais variados preços. Por isso, é preciso muita pesquisa antes de escolher um. O TRUE para os Estados Unidos, por exemplo, com duração de quatro meses, custa aproximadamente US$ 2.250. Já quem quer estudar inglês apenas por um mês em Calgary, pela Canadá Travel, precisa desembolsar cerca de R$ 3.400 pelo curso e por uma acomodação. E mais: o pacote não inclui passagens aéreas nem taxa de visto.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior