sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Inscrições para programa de intercâmbio e Difusão Cultural 2012


Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012

Inscrições para viagens em abril vão até 12 de março
O Ministério da Cultura (MinC) publicou no dia (27), no Diário Oficial da União (Seção3, apartir da página 13), o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens em abril vão até o dia 12 de março.

Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

Para o secretário da Sefic,Henilton Menezes, a iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do setor cultural brasileiro porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior. “É uma iniciativa que promove a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais, desde as artes cênicas, a memória, o movimento social negro e o patrimônio museológico, até as novas mídias, o design, os serviços criativos e a diversidade cultural”, disse Menezes.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.

Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Abril
12 de março de 2012
Maio
30 de março de 2012
Junho
16 de abril de 2012
Julho
30 de abril de 2012
Agosto
31 de maio de 2012
Setembro
2 de julho de 2012

Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
  • Confira aqui o Edital de Intercâmbio.
  • Veja aqui cartilha explicativa.

Características do edital
Desde o edital nº 1/2011, lançado em julho do ano passado, que, além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; estada durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento; entre outras despesas, devendo o candidato informar, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro.



Selecionado no edital de 2011, projeto "Circulação França" visa garantir o intercâmbio de informações das culturas brasileira e francesa

Antes o proponente recebia o auxílio exclusivamente para custear despesas com o transporte pessoal. Com o edital de 2011, o benefício ficou livre para ser utilizado conforme as necessidades. A flexibilização da utilização dos recursos teve o objetivo de facilitar e viabilizar a participação do beneficiário nos eventos culturais.

Outra mudança no Programa, que veio desde o edital passado, foi o estabelecimento de quatro eixos: “Artes”, “Diversidade Cultural”, “Formação e Capacitação” e “Economia Criativa”, cada um com características e cotas específicas.

“O objetivo foi garantir que todos os setores sejam contemplados de forma proporcional. Para isso, observamos as particularidades, as necessidades e os teores das atividades culturais dos participantes nos editais anteriores”, explicou o secretárioHenilton Menezes.

O eixo “Artes” abrange iniciativas que resultam da criatividade de indivíduos e grupos, e que possuem conteúdo artístico. Atende artistas, produtores, diretores, dramaturgos, compositores, roteiristas, técnicos, estudiosos e grupos artísticos das áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, música e áreas afins.

Iniciativas que promovam a valorização e difusão da diversidade cultural brasileira, levando-se em conta os recortes de etnia, da raça, do gênero, da idade, da religiosidade, da ancestralidade, da orientação sexual, da territorialidade e de atividades laborais se encaixam no eixo “Diversidade Cultural”, que atende, entre outros segmentos, grupos e comunidades populares, mestre e ofícios da cultura e movimentos sociais, como movimento negro, LGBT e pessoas com deficiência.

Já o eixo “Formação e Capacitação” abrange iniciativas e ações que promovam a formação, a capacitação, o fortalecimento de políticas públicas e o desenvolvimento social e comunitário na área da cultura, seja por meio de cursos de curta duração, residências, seminários, pesquisas, oficinas, palestras ou exposições de trabalhos científicos. Atende agentes culturais, pesquisadores, técnicos, profissionais, estudantes e gestores da área artística e cultural.



Projeto "Intercâmbio Teatral Bixiga Aires" foi selecionado no edital passado, com espetáculo sobre as relações humanas nas metrópoles

O último eixo, “Economia Criativa”, contempla iniciativas que promovam empreendimentos culturais, fortalecimento e capacitação dos empreendedores culturais dos setores criativos, inovação na economia criativa, desenvolvimento regional, difusão e circulação de bens e serviços criativos culturais e produção de conceitos e conteúdo de economia criativa, entre outros, atendendo agentes culturais, empreendedores, design, serviços criativos e produção de games.

Avaliação e seleção
A Comissão de Avaliação e Seleção do edital é composta por representantes do Ministério da Cultura e suas vinculadas. As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação em sua pontuação de acordo com alguns critérios. Um deles leva em conta a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das capitais estaduais e de Brasília, ou cujas participações ocorram em eventos nacionais fora das referidas localidades.

Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais, incluindo, entre outros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, pantaneiros e ribeirinhos. Também são bonificados os requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do Caribe e naqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Os critérios de bonificação visam minimizar desigualdades e promover a descentralização das ações culturais, assim como fortalecer e difundir ações culturais no interior do país, em consonância com as prioridades da política internacional brasileira e da política cultural do MinC.

Mais informações- Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082 e Fale com a Cultura.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Destinos de intercâmbio atrai “Classe C”

A melhora do poder aquisitivo da chamada “classe C” (segundo o CPS/Ibre/FGV famílias com renda de R$ 1.126 a R$ 4.854 ) gerou um aquecimento no mercado de intercâmbio.

Antes restrita, a busca pela experiência de morar no exterior para aprender ou aperfeiçoar uma língua estrangeira e adquirir novos conhecimentos aumentou em 2011 em 30% em relação ao ano anterior, segundo estimativas do setor.

Apesar de EUA e Canadá, destinos mais tradicionais e procurados pelos jovens brasileiros que fazem intercâmbio, continuarem liderando a preferência, países como Irlanda, África do Sul e Buenos Aires também despontam no ranking dos mais populares.

Segundo Flávio Crusoé, diretor da BEX Intercâmbio, a procura por estes países se deve ao custo da viagem, já que os jovens da “classe C” são criteriosos na hora de escolher as acomodações onde ficarão.

O preço, relativamente acessível, e as opções de cursos e também de turismo, têm sido fundamentais para que esses locais sejam destinos muito procurados”, ressalta Crusoé.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Summer Camp é opção de férias e estudo para adolescentes

Canadá Travel oferece curso de quatro semanas em Toronto, no Canadá
 
As férias escolares podem unir o útil ao agradável. Dentro dessa proposta, os acampamentos de férias do Hemisfério Norte oferecem a opção de os adolescentes brasileiros aprenderem inglês, conhecerem novos amigos e viverem uma nova experiência. A Canadá Travel, agência da S7 Study especializada no Canadá, está oferecendo o pacote Summer Camp for Teenagers, que engloba quatro semanas de aulas de inglês, acomodação em residência estudantil, atividades diárias, excursões, cerimônia de graduação e festa de despedida. O período das aulas será de 18 de junho a 19 de agosto, em Toronto.

Dentro desse pacote, também estão inclusas alimentação (três por dia), supervisão 24h, taxas, seguro saúde e visto. Para participar é preciso ter entre 12 e 17 anos. As aulas (15h/semana) acontecem pelo período da manhã, as atividades extras, à tarde. O valor do pacote é CAD 4.280. Mais informações no site www.canadatravel.com.br.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Universitários garantem diferencial com cursos no exterior

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Em agosto de 2010, Cláudia Backes arrumou as malas e partiu para aquela que define como uma das grandes experiências de sua vida até agora. Aos 19 anos, a estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, foi para o Canadá com o objetivo de cursar algumas disciplinas na Concordia University, em Montreal. "Era um sonho desde a época do ensino médio", lembra.

Durante quatro meses, Cláudia teve aulas na faculdade John Molson School of Business. "Foi uma época de muito aprendizado. Além de ter de me adaptar às pessoas e à cultura, eu estudava muito, para não deixar passar nada", conta. Para aproveitar ao máximo a temporada no exterior, os estudantes costumam realizar o intercâmbio acadêmico durante o terceiro ano da faculdade.

Segundo João Felipe Elias, da Divisão de Cooperação Internacional (ARII) da PUC-SP, esse é o período mais indicado porque, para viajar, o aluno já deve ter um conhecimento básico em sua área de formação. "A maioria das instituições estrangeiras também exige que o intercambista já tenha concluído ao menos dois anos de seu currículo na instituição de origem", diz.

No caso de Cláudia, tanto a universidade canadense quanto as disciplinas que seriam cursadas foram escolhidas com base nas orientações da Assessoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento (Arid), responsável pelo programa de mobilidade acadêmica na Unisinos, e da coordenação de Publicidade e Propaganda. "A coordenação avaliou as ementas e a compatibilidade entre o curso daqui e o de lá. Também escolhi algumas disciplinas que não eram compatíveis ao meu currículo, que aproveitei como livre escolha e optativas", explica.

Para validar as disciplinas cursadas, é preciso estar atento à frequência, além de alcançar a nota média estabelecida pela universidade. "No retorno do intercâmbio, deve ser apresentado o registro de notas e frequência na instituição estrangeira", alerta Elias. "No caso da PUC-SP, o aproveitamento de disciplinas na grade acadêmica da universidade será definido pela coordenação".

Atraso na conclusão do curso é questão secundária, diz professor

Ainda que o programa possa atrasar em um ou dois períodos a conquista do diploma, alunos e especialistas garantem que esse não é um problema. "Mesmo tendo que cursar um semestre a mais após o retorno do intercâmbio para integralizar seu currículo, os estudantes sempre ganham conteúdo, experiências, vivências, networkings", garante Elias. Cláudia concorda: "Eu iria me formar no final deste ano, mas vou ter que deixar para a metade do ano que vem. Só que isso não importa, porque tenho certeza de que os meses que passei lá me fizeram uma profissional mais preparada", destaca.

As diferenças entre o currículo brasileiro e os estrangeiros podem ficar evidentes em algumas disciplinas. É o caso do curso de Direito, por exemplo, já que muitas leis variam de acordo com o país. Ainda assim o professor de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) Eugênio Aragão garante que a experiência é válida. "No caso do Direito, o foco não é estudar as leis, que podem ser distintas de um lugar para o outro. O importante é aprender sobre o sistema jurídico", avalia. "Validar ou não os créditos cursados no exterior é uma questão secundária diante da experiência que se tem", completa.

Entre os melhores países para se passar uma temporada de estudos, o professor aponta Portugal e Espanha como aqueles em que o processo de adaptação é mais tranquilo, principalmente por conta da questão linguística. "A Suécia também tem ótimas universidades, além de dar a opção de aulas em inglês. A Alemanha é um bom destino para quem domina a língua alemã, e a Itália é interessante principalmente para o estudante de Direito que quer estudar crimonologia", sugere. "A França destaca-se por ter uma boa estrutura para acolher alunos visitantes".

Extensões também são boa opção

Além das disciplinas próprias do currículo das graduações, outros cursos podem ajudar a incrementar a formação de quem vai para o exterior. No caso da estudante de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Leila Savary Botelho Guimarães, 20 anos, a estadia nos Estados Unidos foi estendida por conta de uma extensão sobre televisão. "Eu fui para trabalhar, acabei encantada pela universidade e resolvi ficar mais alguns meses para fazer um curso suplementar", diz.

De março a julho de 2010, participou de aulas na University of California, em San Diego, e garante que a experiência é um diferencial. "O curso é bem visto, o que me ajudou muito a conseguir um bom estágio na volta", comenta. A temporada agradou tanto que agora ela sonha com uma especialização fora do Brasil. "Quero terminar a faculdade aqui e, depois, investir em uma pós-graduação lá", planeja.

Tanto no caso da graduação quanto em extensões, para evitar dificuldades em relação ao conteúdo, o professor Aragão recomenda que, depois do retorno, o aluno pegue seus livros e cadernos antigos. "É importante dar uma olhadinha nas matérias durante as férias para se reencaixar", aconselha. Seguindo a dica, a experiência é garantia de boas lembranças - e de um grande diferencial no currículo. "Já faz parte da formação ficar pelo menos um semestre fora do País. Todo mundo deveria fazer. A experiência permite ver o mundo com outros olhos", destaca.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESIC Business & Marketing School realiza Módulo Internacional na Europa

Europa - (Espanha)
O campus de Curitiba da ESIC Business & Marketing School está com as inscrições abertas para o Módulo Internacional 2012, que acontece na Espanha. A programação inclui palestras e jornadas exclusivas aos brasileiros com duração de 40 horas e que confere certificados internacionais. O curso será em abril de 2012 e é focado nas áreas de Marketing, Gestão e Negócios. 

O Módulo Internacional ocorre simultaneamente com a 9ª edição do Hoys es Marketing, considerado o maior encontro para profissionais do mundo empresarial, marketing, estratégia e comunicação da União Europeia. O evento será realizado em abril de 2012 e os brasileiros participam nas edições de Madri e Barcelona.

O Hoy es Marketing é organizado pela ESIC Internacional e realizado nas cidades de Madrid, Valência, Bilbao, Pamplona, Sevilha, Barcelona e Zaragoza, com uma programação de aproximadamente 30 dias. Em 2011, mais de 10 mil profissionais de diversos países estiveram no encontro, sendo 46 pessoas do Brasil. Na Espanha, os brasileiros tiveram a oportunidade de acompanhar in loco discussões sobre o futuro da estratégia e do marketing com executivos de grandes empresas, como Coca Cola, Telefónica, Johnson & Johnson, Nestlé, entre outras. 

Mais informações e inscrições: secretaria.mba@esic.br.

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Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

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