A venda de turismo pela internet vem registrando, no Brasil, um crescimento de cerca de 20% ao ano. A S7 Study, uma das pioneiras neste modelo de negócio, colhe importantes resultados e larga na vantagem por estar estruturada há quase 10 anos para atender seus clientes à distância.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a empresa é especializada em intercâmbios para quatro destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. A S7 opera com sites e equipes especializadas para cada um dos países. “Entendemos ser esta a melhor forma de sermos encontrados a partir dos sites de busca da internet, como Google e Yahoo, Facebook”, afirma Cristiano Simões, um dos sócios da empresa.
A estratégia deu certo. Os sites da S7 Study são referências na internet quando alguém faz buscas através de palavras relacionadas a estudar nesses países de destino.
Ter consultores especializados por destino também é um importante diferencial competitivo para a empresa por ser bastante valorizado pelos consumidores no momento da decisão de compra, informa Simões. Para ser Student Advisors da S7, é preciso ter fluência em inglês e ter vivenciado, no mínimo, uma experiência como intercambista no país de destino. “Quando estamos contratando, mandamos essa informação para nosso cadastro de clientes que já foram viajar para aquele destino específico pedindo candidatos com esse pré-requisito. Muitos encaminham essa oportunidade de emprego para amigos e colegas que se conheceram lá fora. Desta forma, conseguimos atingir nosso perfil de púbico alvo para trabalhar conosco”, afirma Simões.
Enquanto aposta na especialização no atendimento, valor bem relevante para criar reputação de uma empresa neste segmento, a empresa dispensa lojas de "vitrine" de rua, shoppings ou franquias, o que contribui fortemente para o aumento da rentabilidade do negócio, em cerca de 30%. “Temos os escritórios nas principais cidades do Brasil e na Austrália, mas muito mais como uma base de apoio aos nossos clientes, além de atender aqueles que ainda sentem-se mais seguros com a venda presencial”, diz Simões.
Os números mostram um crescimento considerável das vendas à distância, via internet, do grupo. Das vendas de cursos no exterior fechadas no ano passado, 50% foram de passageiros à distância, que através da internet contrataram os serviços da S7. Há três anos, este percentual era de 35%, e nos primeiros anos de operação da empresa, em torno de 25%. Atualmente, mais de 1.600 pessoas/ano fazem intercâmbio pela agência, que vem registrando crescimento anual de cerca 15% do faturamento nos últimos três anos. A previsão é encerrar 2013 com receita de R$ 16 milhões.