Estudante da UFJF trabalhou com comunicação e vendas num dos maiores clusters tecnológicos da América Latina e até escreveu para um jornal local. Mas a grande surpresa foi descobrir que o país é um ótimo lugar para se viver
No final de 2010, o estudante de Comunicação Thiago Gabri, de 23 anos, estava terminando sua gestão como diretor de Relações Internacionais da AIESEC em Juiz de Fora. Durante um ano, teve a oportunidade de coordenar uma equipe com mais de 15 pessoas e ser responsável pelo gerenciamento de práticas internacionais, que envolvia seis países. Trabalhar com projetos ligados a Organizações Não-Governamentais (ONGs) e empresas da cidade serviu como grande aprendizado. Porém, ainda faltava a oportunidade de viver o outro lado da experiência internacional: ele queria descobrir e impactar outro país. Depois de analisar as possibilidades, Thiago escolheu realizar o seu intercâmbio na Colômbia, país da América Latina, que viveu - e ainda vive - uma transformação econômica e social.
Thiago na Plaza Botero, em Medellin
No final de dezembro, Thiago embarcou para Cartagena, cidade localizada no Caribe Colombiano, para realizar o seu intercâmbio pela AIESEC, através do programa Cidadão Global. O programa, que se destina a jovens que querem trabalhar de forma voluntária no exterior, levou o estudante para trabalhar, por três meses, em um dos maiores clusters tecnológicos da America Latina. A fundação sem fins lucrativos ParqueSoft reúne mais de mil empreendedores, que estão espalhados por 16 cidades da Colômbia e possuem clientes de todo mundo.
Trabalhar com inovação e outras oportunidades
O projeto inicial do estudante era trabalhar com a revisão dos serviços das empresas instaladas no parque e também auxiliar no processo de vendas de novos projetos. Com alguns dias de intercâmbio, Thiago recebeu um novo desafio: além de fazer a revisão de portfólio de 12 empresas, ele seria o responsável por fazer uma análise de toda a comunicação gerada com a marca ParqueSoft e ainda formular propostas para clientes, criando portfólio de serviços integrados. “Assim que eu cheguei, a maior curiosidade era sobre o que havia de novo em tecnologias. Com o tempo, eu e eles percebemos que muitos conhecimentos que eu tinha ganhado durante meu trabalho na AIESEC poderiam auxiliar as empresas a crescer. Tenho certeza que causei impacto positivo em jovens empreendedores que, agora, estão mais preparados para crescer, são mais competitivos, gerando mais empregos e novas soluções que melhoram a vida humana”, afirma.
Além do trabalho com comunicação e vendas, Thiago, que está no último período do Curso de Comunicação Social da UFJF, deparou-se com outras oportunidades de crescimento profissional. “Durante o intercâmbio, fui convidado a escrever para o site de uma empresa de consultoria, escrevi para um jornal local, vi diferentes formas de negociar e vender. Além disso, dei aulas de português e tive propostas de negócios na Colômbia. Vocês não têm ideia de quantas oportunidades podem aparecer em um intercâmbio!”
Segundo o estudante, o desenvolvimento pessoal também é muito grande e notável, porque “estar fora do seu país te faz refletir sobre quem você é de verdade”.
Thiago em Cartagena, visitando Bucanera
A Colômbia vai surpreender você!
Há alguns anos, o governo colombiano começou uma campanha chamada “Colombia es passion”. O objetivo era criar um sentimento de pertencimento e de qualidade de vida para o povo colombiano. Na opinião de Thiago, a iniciativa deu certo. “Quando você caminha pelas cidades da Colômbia, sempre vai ver a bandeira do país em alguma parte. Os colombianos são muito conscientes dos problemas que existem no país. Às vezes, tornam-se até críticos demais. Mas, ao mesmo tempo, sabem reconhecer que vivem em um país extremamente rico em recursos naturais, com formação musical supervasta e com povo muito hospitaleiro”.
Durante seus três meses de intercâmbio, Thiago teve a oportunidade de conhecer melhor os hábitos alimentares dos nossos visinhos: “A comida é muito boa. Os principais ingredientes da dieta dos colombianos são o milho, a mandioca e a banana. Do milho e da mandioca, você pode encontrar arepas, bollo, empanadas e carimañoles. Mas o mais típico em toda Colômbia é a banana verde frita, conhecida como patacon. Ele pode ser servido puro como batata chips, com a comida, coberto por carnes e queijo, ou então em formato de pizza e cobertos com qualquer um dos tradicionais recheios. Acho que daria muito certo aqui no Brasil! É delicioso”.
Prato tipico: arroz de coco, pescado e patacones
Festas diferentes
Quanto às festas, Thiago ressaltou algumas diferenças: “As festas são bem diferentes, começando pelo estilo de musica. É muito normal que você escute reggaeton, salsa, vallenato e outras músicas típicas que podem mudar de acordo com a região. Outra diferença está na forma de beber. Os colombianos geralmente compram garrafas de alguma bebida quente (principalmente a aguardente colombiana) e repartem em copinhos de café. Cada um serve uma vez para todos os amigos que tomam em shots. Para eles, era estranho que eu gostasse de cerveja e sentisse falta de mais musicas eletrônicas”.
Transporte
Segundo o estudante, o transporte na Colômbia pode variar muito. “Eu andei em todo o tipo de transporte. Você pode andar em ônibus típicos, que hoje são apenas turísticos, chamados chivas, ou então, no caso de Cartagena, você precisa pegar ônibus bem típicos, com cortinas de veludo, espelhos e música bem alta. Em cidades como Medellin, é possível encontrar um moderno sistema de metrô, integrado com uma espécie de bondinho, para levar os passageiros até as partes mais altas da cidade. Em Bogotá, o Transmilênio, modelo de ônibus integrado inspirado no transporte público da brasileira Curitiba, facilita muito o deslocamento. Além disso, o taxi é superbarato”.
Thiago também lembrou sobre a segurança nas estradas: “Os próprios colombianos reconhecem que há dez ou 15 anos era impossível sair da cidade em carro ou ônibus depois das 17h. Hoje, isso não é mais uma realidade. Eu fiz viagens de até sete horas em ônibus dentro da Colômbia e foi supertranquilo. Sempre via patrulhas policiais fiscalizando os veículos e até o próprio ônibus. A única dica é evitar esse tipo de transporte pelas cordilheiras em época de chuva.”
Thiago diz que voltou apaixonado pelo país. “A Colômbia é realmente um país lindo, seja para passear, morar ou trabalhar. A população é atenciosa; a comida é espetacular; a cultura é riquíssima; e as paisagens são de deixar qualquer pessoa encantada. Para quem gosta de atividades culturais, o país oferece uma infinidade de museus, shows, festivais, atividades culturais a céu aberto e, o melhor, muita coisa de graça. A campanha do governo diz uma verdade sobre o maior perigo que um estrangeiro pode encontrar em solo colombiano”. O estudante se refere à campanha do governo que diz: “Colômbia: o único risco é que você queira ficar.”
Palenqueras, em Cartagena
No final de 2010, o estudante de Comunicação Thiago Gabri, de 23 anos, estava terminando sua gestão como diretor de Relações Internacionais da AIESEC em Juiz de Fora. Durante um ano, teve a oportunidade de coordenar uma equipe com mais de 15 pessoas e ser responsável pelo gerenciamento de práticas internacionais, que envolvia seis países. Trabalhar com projetos ligados a Organizações Não-Governamentais (ONGs) e empresas da cidade serviu como grande aprendizado. Porém, ainda faltava a oportunidade de viver o outro lado da experiência internacional: ele queria descobrir e impactar outro país. Depois de analisar as possibilidades, Thiago escolheu realizar o seu intercâmbio na Colômbia, país da América Latina, que viveu - e ainda vive - uma transformação econômica e social.
Thiago na Plaza Botero, em Medellin
No final de dezembro, Thiago embarcou para Cartagena, cidade localizada no Caribe Colombiano, para realizar o seu intercâmbio pela AIESEC, através do programa Cidadão Global. O programa, que se destina a jovens que querem trabalhar de forma voluntária no exterior, levou o estudante para trabalhar, por três meses, em um dos maiores clusters tecnológicos da America Latina. A fundação sem fins lucrativos ParqueSoft reúne mais de mil empreendedores, que estão espalhados por 16 cidades da Colômbia e possuem clientes de todo mundo.
Trabalhar com inovação e outras oportunidades
O projeto inicial do estudante era trabalhar com a revisão dos serviços das empresas instaladas no parque e também auxiliar no processo de vendas de novos projetos. Com alguns dias de intercâmbio, Thiago recebeu um novo desafio: além de fazer a revisão de portfólio de 12 empresas, ele seria o responsável por fazer uma análise de toda a comunicação gerada com a marca ParqueSoft e ainda formular propostas para clientes, criando portfólio de serviços integrados. “Assim que eu cheguei, a maior curiosidade era sobre o que havia de novo em tecnologias. Com o tempo, eu e eles percebemos que muitos conhecimentos que eu tinha ganhado durante meu trabalho na AIESEC poderiam auxiliar as empresas a crescer. Tenho certeza que causei impacto positivo em jovens empreendedores que, agora, estão mais preparados para crescer, são mais competitivos, gerando mais empregos e novas soluções que melhoram a vida humana”, afirma.
Além do trabalho com comunicação e vendas, Thiago, que está no último período do Curso de Comunicação Social da UFJF, deparou-se com outras oportunidades de crescimento profissional. “Durante o intercâmbio, fui convidado a escrever para o site de uma empresa de consultoria, escrevi para um jornal local, vi diferentes formas de negociar e vender. Além disso, dei aulas de português e tive propostas de negócios na Colômbia. Vocês não têm ideia de quantas oportunidades podem aparecer em um intercâmbio!”
Segundo o estudante, o desenvolvimento pessoal também é muito grande e notável, porque “estar fora do seu país te faz refletir sobre quem você é de verdade”.
Thiago em Cartagena, visitando Bucanera
A Colômbia vai surpreender você!
Há alguns anos, o governo colombiano começou uma campanha chamada “Colombia es passion”. O objetivo era criar um sentimento de pertencimento e de qualidade de vida para o povo colombiano. Na opinião de Thiago, a iniciativa deu certo. “Quando você caminha pelas cidades da Colômbia, sempre vai ver a bandeira do país em alguma parte. Os colombianos são muito conscientes dos problemas que existem no país. Às vezes, tornam-se até críticos demais. Mas, ao mesmo tempo, sabem reconhecer que vivem em um país extremamente rico em recursos naturais, com formação musical supervasta e com povo muito hospitaleiro”.
Durante seus três meses de intercâmbio, Thiago teve a oportunidade de conhecer melhor os hábitos alimentares dos nossos visinhos: “A comida é muito boa. Os principais ingredientes da dieta dos colombianos são o milho, a mandioca e a banana. Do milho e da mandioca, você pode encontrar arepas, bollo, empanadas e carimañoles. Mas o mais típico em toda Colômbia é a banana verde frita, conhecida como patacon. Ele pode ser servido puro como batata chips, com a comida, coberto por carnes e queijo, ou então em formato de pizza e cobertos com qualquer um dos tradicionais recheios. Acho que daria muito certo aqui no Brasil! É delicioso”.
Prato tipico: arroz de coco, pescado e patacones
Festas diferentes
Quanto às festas, Thiago ressaltou algumas diferenças: “As festas são bem diferentes, começando pelo estilo de musica. É muito normal que você escute reggaeton, salsa, vallenato e outras músicas típicas que podem mudar de acordo com a região. Outra diferença está na forma de beber. Os colombianos geralmente compram garrafas de alguma bebida quente (principalmente a aguardente colombiana) e repartem em copinhos de café. Cada um serve uma vez para todos os amigos que tomam em shots. Para eles, era estranho que eu gostasse de cerveja e sentisse falta de mais musicas eletrônicas”.
Transporte
Segundo o estudante, o transporte na Colômbia pode variar muito. “Eu andei em todo o tipo de transporte. Você pode andar em ônibus típicos, que hoje são apenas turísticos, chamados chivas, ou então, no caso de Cartagena, você precisa pegar ônibus bem típicos, com cortinas de veludo, espelhos e música bem alta. Em cidades como Medellin, é possível encontrar um moderno sistema de metrô, integrado com uma espécie de bondinho, para levar os passageiros até as partes mais altas da cidade. Em Bogotá, o Transmilênio, modelo de ônibus integrado inspirado no transporte público da brasileira Curitiba, facilita muito o deslocamento. Além disso, o taxi é superbarato”.
Thiago também lembrou sobre a segurança nas estradas: “Os próprios colombianos reconhecem que há dez ou 15 anos era impossível sair da cidade em carro ou ônibus depois das 17h. Hoje, isso não é mais uma realidade. Eu fiz viagens de até sete horas em ônibus dentro da Colômbia e foi supertranquilo. Sempre via patrulhas policiais fiscalizando os veículos e até o próprio ônibus. A única dica é evitar esse tipo de transporte pelas cordilheiras em época de chuva.”
Thiago diz que voltou apaixonado pelo país. “A Colômbia é realmente um país lindo, seja para passear, morar ou trabalhar. A população é atenciosa; a comida é espetacular; a cultura é riquíssima; e as paisagens são de deixar qualquer pessoa encantada. Para quem gosta de atividades culturais, o país oferece uma infinidade de museus, shows, festivais, atividades culturais a céu aberto e, o melhor, muita coisa de graça. A campanha do governo diz uma verdade sobre o maior perigo que um estrangeiro pode encontrar em solo colombiano”. O estudante se refere à campanha do governo que diz: “Colômbia: o único risco é que você queira ficar.”
Palenqueras, em Cartagena
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Fonte: Da Redação