segunda-feira, 25 de junho de 2012

Intercâmbio no Canadá: Destino mais procurado por Estudantes


Dados da imigração canadense apontam que, em 2011, mais de 98 mil estudantes visitaram o país, número que representa marca histórica para o país. Entre 2007 e 2011 o aumento nos vistos de alunos estrangeiros foi de 33%. No ano passado, 26,9 mil estudantes visitaram a cidade de Toronto, mais populosa do país. Outros 24,4 mil intercambistas passaram por Vancouver e 11,6 mil por Montreal.

Os estudantes blumenauenses não ficam de fora deste roteiro. O diretor da unidade da World Study Educação Intercultural em Blumenau, Vitor Andrade, explica que ter duas línguas oficiais (inglês e francês) e facilitar a entrada de estudantes no país colocam os canadenses à frente na hora da escolha. “Canadá é a opção da vez para quem busca aprender um segundo idioma e ter experiências com novas culturas. Vancouver, por exemplo, atrai pela infraestrutura, segurança e ensino”, assegura.

O intercâmbio pode ser feito para aperfeiçoar outro idioma, a trabalho ou para cursar o High School – equivalente ao nosso ensino médio. Este último é indicado para estudantes de 14 a 19 anos com conhecimento intermediário no idioma escolhido. Já trabalhar no exterior exige idade mínima de 19 anos. “Nesse caso, o visto pode variar de quatro meses a um ano”, explica a diretora regional da World Study, Késia Biondo.

Se a ideia for praticar o idioma e conhecer novas culturas, existem grupos de estudantes de 15 a 19 anos que ficam no exterior por cerca de um mês. Em janeiro de 2013, a World Study levará mais um grupo de estudantes para Vancouver. Durante as quatro semanas, os intercambistas terão aulas de manhã e atividades culturais à tarde. No roteiro estão passeios para Victoria, Whistler e Rocky Mountains. 

Valores 

Para fazer o intercâmbio é preciso se planejar. Principalmente por conta da emissão do passaporte, visto, compra das passagens e custos do programa. “Caso o aluno não tenha passaporte, a agência oferece suporte”, reforça Biondo. Hoje a viagem de 28 dias em grupo para o Canadá custa US$ 2.495 – aproximadamente R$ 5,7 mil. Os valores podem ser parcelados. O visto canadense, ao contrário de outros países, é feito todo via correio, segundo os diretores da agência de intercâmbio blumenauense.

Fonte: Folha de Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior