segunda-feira, 4 de julho de 2011

FIL - FESTIVAL INTERNACIONAL DE INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS De 05 a 17

FIL - FESTIVAL INTERNACIONAL DE INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS De 05 a 17 de julho espetáculos da França, Itália, China, Espanha, Argentina e o melhor da produção nacional, além de encontros com artistas latino-americanos e europeus, espetáculos de música cênica, teatro visual, de bonecos, circo, shows de música, mostra de filmes e conteúdo digital, encontro nacional cultura infância, ateliês e oficinas.

Será realizado 14 espetáculos nacionais, 4 internacionais, 1 espetáculo de binacionalidade, 2 Mostras Novos Curadores - Novo Olhar - Vocais e Circo, Mostra ComKids, Mostra Andrés Lieban, 5 oficinas gratuitas para as crianças e adultos e o I Encontro Nacional Cultura e Infância.

Acesse destalhes sobre o festival! 




PROGRAMAÇÃO DO FIL
BRAVO BRASIL / ORQUESTRA LYRA TATUÍ   (Tatuí/SP)  – Espetáculo cênico inovador, apresentado por orquestra de jovens, com idades entre seis e dezesseis anos. Com um  repertório de músicas brasileiras selecionadas, a orquestra brinca de tudo: percussão corporal, maracatu, frevo, samba, choro, carimbo, baião. Participação especial: Josivaldo Silva (repentista). Teatro Oi Casa Grande3ª (05/07), às  20h.  Livre. 60 min.
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO  / CIRCO MÍNIMO (São Paulo/SP) –  O circo e o teatro são técnicas utilizadas para contar a história sobre a capacidade criativa da criança e busca da maturidade. Cordas suspensas exploram a metáfora da “cabeça na lua”, do menino e a solução que vai encontrar no céu, na figura do Gigante. O espaço aéreo evidencia a magia do diálogo entre adultos e crianças em uma relação prazerosa. Teatro Municipal do Jockey.4ª (06/07) e 5ª (07/07), às 16h30.  Indicação: a partir de 3 anos. 50 min. 
UM AMIGO DIFERENTE? / CIA. OS INCLUSOS E OS SISOS (Rio de Janeiro/RJ) –  Um musical rock com trilha sonora de Maria Gadú e recheado de situações divertidas que apontam para o direito de toda a criança e adolescente: expressar sua identidade. O espetáculo ultrapassa barreiras, firmando a acessibilidade como direito fundamental de todo o público, ao utilizar a áudio descrição e o programa em Braille. Oi Futuro FlamengoSáb.(09 e 16/07), e dom. (10 e 17/07), às 11h30.  Indicação: a  partir de 6 anos. 50min. 
O TRAVESSEIRO / VELHA COMPANHIA (São Paulo/SP) – Uma metáfora sobre a morte, um difícil tema que é abordado na peça com delicadeza e humor, em um tom adequado ao público a que se destina. O espetáculo é centrado nas aventuras da pequena Didi e sua busca para desvendar um mistério: seu irmão se transformou em um travesseiro. Essa constatação mexe com a imaginação da menina e suscita uma série de questionamentos sobre temas essenciais no processo de crescimento infantil.  Oi Futuro IpanemaSáb (09/07). e dom. (10/07), às 16h. Indicação: a partir de 2 anos.  50 min. 
A CORTINA DA BABÁ / GRUPO SOBREVENTO (SP) –  Uma babá cochila enquanto costura uma grande cortina azul, bordada com figuras que representam animais em uma pequena aldeia. Ao quinto ronco, as figuras vão ganhando vida, aos poucos. Primeiramente, os animais bordados no tecido começam a mexer-se. Depois, as pessoas que habitam uma aldeia saem das suas casas e se divertem. Teatro Municipal do JockeySáb. (09/07) e dom. (10/07), às 16h30. Indicação: a partir de 3 anos.  50 min.
AS ATRIBULAÇÕES DE VIRGÍNIA / HERMANOS OLIGOR  (Espanha) –  Já pensou em uma peça, com bonecos autômatos animados por roldanas e pedais, brinquedos mecânicos e máquinas inspiradas em experimentos de causa-efeito? Entre a barraca de feira e o circo, o espetáculo conta uma história de amor e desamor. Valentín vai acionando diferentes mecanismos, ao mesmo tempo em que conta sua história embalada por música de feira, tango e caixas de música. Teatro Municipal do JockeySáb (09/07). e dom. (10/07), às 19h. Indicação: a partir de 10 anos. 1h20. (Tradução em tempo real).  
20 MINUTOS SOBRE O MAR / KATHY DEVILLE   (França) – Kathy Deville, reconhecida artista francesa por sua imersão no teatro do objeto, nos mostra os desejos de uma personagem de sonhos (ou pesadelos). Através da sua relação com a água, objetos ganham vida, transformando-se em significados poéticos. Oi Futuro Ipanema 3ª (12/07),  às 16h e 17h30; 4ª (13/07),  às 18h e 19h30. Indicação: a partir de  7 anos. 20min. Após as sessões das 17h30 (3ª) e 19h30 (4ª),  bate-papo com Kathy Deville. 
EL TANGO ES PURO CUENTO / ARTISTAS INDEPENDENTES (Buenos Aires/Argentina) – Um projeto audiovisual que surgiu a partir da necessidade de apresentar o incrível mundo do tango para crianças. Um time seleto de artistas desenvolve  a tarefa de valorizar a cultura tangueira, pelo mundo, como arte popular.  Através de canções teatrais e uma dezena de histórias, se revela um pouco da cultura argentina. Oi Futuro Ipanema3ª (12/07), às 19h30; 4ª (13/07), às 16h. Indicação: a partir de  5 anos. 1h10.  
O ROMANCE DO VAQUEIRO BENEDITO / MAMULENGO PRESEPADA (Taguatinga/DF) – O espetáculo mistura personagens clássicos da cultura popular, aos personagens tradicionais da Commedia Dell`Arte. Estão em cena, a, Cobra grande,  Bumba-meu-boi, o Urubu Limpa Mundo e o Passarinho Boa Nova. Mas outros podem entrar ao sabor dos improvisos e da comunicação direta com o público, feita por Chico Simões, nessa forma mais popular e tradicional do teatro. Teatro Municipal do Jockey (lateral).  3ª (12/07), às 16h30 e 18h30. Livre.  50 min. 
O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS / CIA. DE TEATRO ARTESANAL  (Rio de Janeiro/RJ) – Embalada por uma trilha minimalista, especialmente composta para a peça e cantada, ao vivo, pelos atores, o espetáculo surge das imagens construídas a partir de livro de Stephen Michael King. Atores, bonecos, máscaras, canto se misturam em cenário composto por caixas. Um delicado e emocionante relacionamento entre um homem introvertido e seu filho, por meio de brincadeiras e do silêncio, conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro. Teatro Municipal do Jockey4ª (13/07) e 5ª (14/07), às 17h. Indicação: a partir de 2 anos. 45 min.  
CABELOS ARREPIADOS / CIA ALL IMPROVISO ITÁLIA + GEORGES GAGNERÉ + ELENCO DE ARTISTAS BRASILEIROS) . O espetáculo é apresentação do resultado do encontro entre os artistas. Oi Futuro Flamengo. 5ª (14/07), às 19:30h.   
NOITE DA CULTURA POPULAR / CARIMBÓ DE SANTARÉM  (Pará) – Carimbó é uma junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano. A curiosidade do grupo é ser formado exclusivamente por lavradores, pescadores e tiradores de caranguejo da própria comunidade. Eles próprios inventam e produzem seus instrumentos.  Teatro Carlos Gomes.5ª (14/07), às 20h. Livre.  
NOITE DA CULTURA POPULAR/ LIA DE ITAMARACÁ / (PE) – Ciranda de Ritmos é o show apresentado pela reconhecida cirandeira, inspirado principalmente no músico saxofonista e compositor de 90 anos, que acompanhou Lia nos seus últimos 35 anos: Seu Bezerra ou Bezerra do Sax. É dele parte da deliciosa culinária musical da apresentação, com a mistura da ciranda, coco, maracatu, frevo e maxixe. lama e do coração! Teatro Carlos Gomes5ª (14/07), às 20h. Livre.  
ENCANTADORES DE HISTÓRIAS / CAIXA DO ELEFANTE TEATRO DE BONECOS  (Porto Alegre/RS) –  Dois contadores e cantadores de histórias, montados em um triciclo, apresentam dois contos de Hans Christian Andersen: "O soldadinho de chumbo" e "Tudo está bem quando acaba bem". Os Encantadores, utilizam bonecos e música ,brincam com as palavras, em versos, transformando a história num inteligente jogo de atenção. Teatro Municipal do Jockey.  Sáb (16/07) e dom. (17/07), às  16h30. Indicação: a apratir de  4 anos. 45 min.
FELICIDADE DE UMA ESTRELA / TEATRO ALL’IMPROVISO (Italia) – O espetáculo é uma dança de pincéis e lápis deslizando sobre uma superfície criando rostos de crianças. Ao todo, são nove pinturas acompanhadas ao som de uma harpa clássica. Oi Futuro IpanemaSáb . (16/07) e dom. (17/07), às 16h e 17h30. Indicação: a partir de 2 anos. 40 min. 
A TECELÃ / CAIXA DO ELEFANTE TEATRO DE BONECOS (Porto Alegre/RS) – Uma tecelã, capaz de converter em realidade tudo o que tece com seus fios, busca preencher o vazio de seus dias.  O espetáculo trata da solidão feminina de uma forma poética, das dificuldades de relacionamento, e do poder criativo como possibilidade de transformação. Sem falas, a Tecelã provoca o imaginário e a poesia do público. Oi Futuro Ipanema. Sáb (16/07). e dom. (17/07), às 20h. Indicação: a partir de 10 anos. 50 min.
CAFÉ COM QUEIJO / GRUPO LUME (Campinas/SP) – No aconchego de uma colcha de retalhos, fala-se um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, das artes da conquista, de comida, festa, morte, trabalho, solidão, canções e versos. Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado - bebida típica oferecida aos atores no interior de Tocantins. Teatro Municipal do Jockey,Sáb. (16/07) e dom. (17/07), às 20h. Indicação: a partir de 7 anos. 1h20. 
MOSTRAS PARALELAS
MOSTRA COMKIDS – Parceria FIL, Prix Jeunesse Iberoamericano e ComKids. Sessão com conteúdos de qualidade, onde o mundo e a vida são vistas das formas divertidas e coloridas.PROGRAMA 1Tonky, de Walter Tournier ( 1`30``. Animação). Tonky é um menino de 4 anos que está sempre brincando. Criativo, gracioso, curioso, ele consegue se divertir com qualquer objeto, enquanto  brinca e aprende muitas coisas . O veado e a onça , de Raquel Pedreira (13min. Bonecos + dobraduras). Histórias do folclore brasileiro que falam sobre as difíceis  relações com inimigos. O pequeno bosque ilustrado, de Cecília Hecht   (5min. Bonecos). A partir de figuras geométricas e primeiras noções de cor, um pintor ensina a desenhar e pintar alguns animais de regiões da Argentina. Matematica (14min. Documentário). Este programa é dedicado a criar o interesse das crianças pela matemática.PROGRAMA 2A antiga China, de Federico Badia  (Argentina. 18min. Animação). Série para crianças que fala sobre as grandes civilizações. Fatos históricos são apresentados de forma divertida. A civilização chinesa é foco neste episódio. A menina espantalho, de Cássio Pereira dos Santos  (13min. Live action). Luiza mora no campo com a família. Impedida de ir a escola, a menina cuida de um arrozal e busca outros caminhos para aprender a ler. Genji, de  Diederick Van Rooijen (Holanda. 14min. Live action ). Está é a história de Bo, uma garota chinesa e sua amiga Lot, portadora de deficiência visual e as ameaças e preconceitos do garoto Vicente.Dublado em português. Instituto Moreira Salles.Sáb. (09 e 16/07) e dom. (10 e 17/07), das 11h às 12h30. Sala Helio Eichbauer. Sáb. (09 e 16/07) e dom. (10 e 17/07),  das 10h às 12h30 e das 14h ás 16h30.  
MOSTRA ANDRÉS LIEBAN – Para Andrés Lieban, dirigir animações para o público infantil é uma privilegiada responsabilidade: no caso da criança, que está construindo seus valores, as mensagens e os heróis que povoam seu imaginário irão com certeza participar da formação do caráter. Por isso precisam ser criados com muito carinho e promover a sua identidade cultural. Centro de Visitantes do Jardim BotânicoSáb. (09 e 16/07) e dom. (10 e 17/07), das 11h às 15h. 
SAIDEIRA FIL / CIA DE TEATRO DE BONECOS DE SHAANXI (China) – Fundada em 1953, a  companhia chinesa reúne mais de 100 artistas, manipuladores, artesãos e técnicos e é conhecida, especialmente, por seu teatro de sombras. Liang Jun, diretor da companhia, é oficialmente reconhecido pelo governo chinês como mestre de sua arte, privilégio de raros artistas de seu país. Teatro Municipal do JockeySáb. (23/07) e dom. (24/07), às 11h. 
OFICINAS E TROCA-TROCAS 
OFICINA  RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS / PONTÃO DE CULTURA BOLA DE MEIA – O prazer de brincar coletivamente, exercita a brincadeira tradicional, a criatividade, a memória, o afeto, a alegria, a amizade, a tolerância pela diversidade e a solidariedade, virtudes tão necessárias para o relacionamento humano, individual e social. Gramado do Jardim Botânico3ª (12/07), às 10h e às 11h. Teatro Municipal do Jockey3ª (12/07), às 15h e às 16h. Livre. 
BARRACA DA TROCARIA E BARGANHARIA – Trata-se de um troca-troca múltiplo: estimular uma outra forma de economia. Um lugar onde crianças e adultos trocam objetos e pertences como livros, CDs, DVDs, enfeites de cabelo, material escolar, brinquedos entre outros. Campanha FIL Pela Paz: traga sua arma de brinquedo e troque por um livro.Gramado do Jardim Botânico3ª (12/07), das 10h às 14h. Teatro Municipal do Jockey.3ª (12/07), das  15h  às 17h.  
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS / PONTÃO DE CULTURA BOLA DE MEIA – Atividades com foco no desenvolvimento psicomotor e enriquecimento do processo de aprendizagem. Oferece técnicas simples de confecção de fantoches de papel. Gramado do Jardim Botânico3ª (12/07), às 14h e às 15h.  
MAMULENGOS E OFICINAS DE BRINQUEDOS POPULARES /MAMULENGO PRESEPADA – Oficina desenvolvida para educadores, artistas, pais e/ou crianças. Um momento de lúdico, para compartilhar saberes e alegrias. que potencializa as possibilidades de auto-expressão dos participantes, estabelecendo relações entre a cultura popular brasileira e o teatro de mamulengos. Teatro Municipal do Jockey4ª (13/07), às 16h.  
OFICINA DE ARTES ANDRÉ BELTRÃO / STUDIO CREAM CRACKERS – Papel, cola, tesoura, botões, retalhos, fitas, marcadores, sorrisos e experiências serão os materiais utilizados para construirmos uma passagem de cada um pelo FIL. Gramado do Jardim BotânicoSáb. (09 e 16/07) e dom., (10 e 17/07), das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30. Livre.  
SARAU/FORRÓ FIL NA RAMPA – Momento relax, quando artistas e participantes do FIL poderão mostrar cápsulas poéticas, canções, num sarau forró, organizado por Cristiana Cavalcanti. 6ª (08/07), na Rampa
LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO FESTIVAL 
Teatro Municipal do Jockey (125 lugares). Rua Bartolomeu Mitre, 1110,  Gávea (entrada de pedestres). Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Mario Ribeiro, 410,  Lagoa.
Teatro Carlos Gomes (641 lugares). Praça Tiradentes, s/nº,  Centro (2232-8701).  
Oi Futuro  Flamengo (84 lugares). Rua Dois de Dezembro, 63,  Flamengo (3131-3060). Estacionamento em frente. 
Oi Futuro Ipanema (24 lugares).  Rua Visconde de Pirajá, 54,  Ipanema  (3201-3010). 
Teatro Oi Casa Grande (927 lugares). Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon  (2511-0800). 
Gramado do Espaço Tom Jobim. Jardim Botânico, Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico ( 2274-7012). 
Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea (3284-7400).
Rampa, Rua Sá Ferreira, 202,  Copacabana  (3796-7307).
 INGRESSOS:
Teatros Carlos Gomes: R$ 20 e  R$ 10 (meia)
Teatro Municipal do Jockey: R$ 20 e  R$ 10 (meia ).
OI Ipanema e OI Futuro Flamengo: R$ 10 e R$ 5 (meia). Rampa: R$ 12,00
Programação Gratuita: todas as atividades programadas para o Jardim Botânico, lateral do Teatro Municipal do Jockey e Instituto Moreira Salles 
Maiores de 60 anos, professores da rede municipal de ensino, estudantes secundários e universitários e menores de 21 anos pagam meia entrada.

Fontes: http://institutoempreender.org/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=414:festival-internacional-intercambios-e-linguagens-fil&catid=58:noticias

http://www.jb.com.br/programa/noticias/2011/07/05/fil-festival-internacional-de-intercambio-de-linguagens-programacao-completa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior