terça-feira, 19 de julho de 2011

Edital seleciona propostas para intercâmbio científico entre Brasil e Japão


Publicada por Assessoria de Comunicação Social   
Segunda, 11 de Julho de 2011 10:09
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), divulga, nesta segunda-feira, 11, seleção de projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e do Japão, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
Para participar, a proposta deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; ter caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos. Além disso, a equipe proponente deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até o dia 12 de setembro, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.
A seleção das propostas consistirá em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e a JSPS, ou de seu representante, para decisão final. Os projetos aprovados iniciarão as atividades em 2012. Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de dois anos.
Mais informações pelo e-mail cpro@capes.gov.br.



Fonte: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4733-capes-e-jsps-selecionam-propostas-para-intercambio-cientifico-entre-brasil-e-japao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior