terça-feira, 28 de junho de 2011

Embaixador da Bélgica quer atrair mais intercambistas brasileiros

Em visita ao Rio Grande do Norte, o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, vem realizando vários contatos com representantes dos poderes públicos e na área de ensino, pesquisa, cultura e comunicações. Nesta terça-feira (28), Misson esteve com a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva. O estabelecimento de intercâmbio com as universidades brasileiras é um dos interesses por parte do governo belga.
Emanuel Amaral
Na Tribuna do Norte, Claude Misson foi recebido pelos diretores Carlos Peixoto (E) e Ricardo Alves (D)

Atualmente, cerca de 1.400 belgas estudam no Brasil. Misson pretender elevar esse número, e também quer que mais brasileiros façam intercâmbio na Bélgica. "Essa recente resolução do Governo Federal brasileiro em disponibilizar 75 mil bolsas de estudo no exterior para os alunos brasileiros abre muitas portas para ampliarmos ainda mais a relação acadêmica e científica que já existe através da CNPq e Capes. Já temos editais para projetos em parceria e esse momento parece o ideal para engrandecermos mais ainda", falou Claude Misson.

O embaixador também visitou empresas e instalações portuárias em Natal. Os belgas têm interesse em fazer investimentos e parcerias no estado. "Nós queremos aumentar as relações científicas com o Brasil", disse o embaixador. Segundo Misson, "a Bélgica pode colaborar com o Brasil na questão da energia nuclear, tecnologia espacial e transporte por vias fluviais". Há anos, uma linha de cabotagem passando pelo porto de Natal é pleiteada por empresários exportadores e importadores, mas nunca saiu do papel. A nosso favor está especialmente a equidistância entre os principais portos do país e a Europa. "Nós também podemos ajudar na gestão de portos", afirmou Misson.

Recentemente, o príncipe Philippe - herdeiro do trono belga - e 45 empresários dos setores de transporte e infraestrutura estiveram no Brasil para conhecer possíveis oportunidades de negócios em São Paulo. O embaixador ainda visitou a governadora Rosalba Ciarlini, e obteve várias informações sobre as potencialidades do RN.

Antes de se encontrar com a reitora da UFRN, Claude Misson esteve na TRIBUNA DO NORTE, onde foi recebeido pelos diretores Ricardo Alves e Carlos Peixoto, Diretor Adm. e Operações e Diretor de Redação do jornal, respectivamente.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/embaixador-da-belgica-quer-atrair-mais-intercambistas-brasileiros/187005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior