segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cinco dicas para quem quer fazer intercâmbio

Veja alguns cuidados que podem ser importantes antes de você embarcar para colocar uma experiência internacional no currículo
Ter um intercâmbio no currículo pode ser um grande diferencial na disputa de uma vaga para estágio ou trainee, assim como ter atividades extras e ter feito serviços voluntários. Diversos jovens estão investindo nestas viagens tanto para aprender o idioma quanto para conhecer novas culturas. Entretanto, existem escolhas que podem causar problemas quando se escolhe viver em outro país, e para isso o Blog do Intercâmbio separou os erros que podem ser evitados antes do embarque para uma nova aventura. Saiba também como estagiar na China e quais são as empresas que podem carimbar seu passaporte. Veja abaixo as dicas do blog e acompanhe mais informações pelo@igestagio.


1) Objetivo - Você deve ter um objetivo para fazer intercâmbio seja estudar, trabalhar ou conhecer novas culturas. Não importa qual seja, mas tenha em mente o que pretende para que seja possível mensurar o quanto está perto, ou não, de alcançá-lo.

2) Planejamento - Independente de ficar um mês ou um ano é importante elaborar um planejamento detalhado, principalmente financeiro, isso evita frustrações desnecessárias. Leve em conta as vantagens do país estrangeiro, os custos do intercâmbio, e principalmente o custo de vida no país que pretende visitar.

3) Seguro saúde - Você não deve contar apenas com serviço público do destino, o seguro saúde é importante para cobrir os problemas que possa ter durante a estadia no exterior, e até mesmo para tranquilizar os seus pais.

4) Controle de gastos - No exterior é muito mais barato comprar eletrônicos e roupas de marca, difícil é fugir destas tentações, não é? Por isso, prever este tipo de despesa com antecedência faz com que você não comprometa o seu dinheiro, e tenha o suficiente para as despesas necessárias e ainda um pouquinho para gastar sem culpa com presentes. Um erro no planejamento financeiro pode encerrar o intercâmbio, e você vai voltar para casa totalmente frustrado por pura má administração de dinheiro.

5) Pesquisa sobre o país de destino - Nem pense em fazer intercâmbio para um país sem saber antes um pouco mais sobre sua cultura, comidas típicas, religião, curiosidades, transporte e principalmente clima. É um erro, que muita gente comete, e pode causar muitas gafes no país de destino.

Fonte: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/formacao/cinco+dicas+para+quem+faz+intercambio/n1596997393053.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior