segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estudantes universitários e secundaristas movimentam I FEINTER

O Ginásio de Esportes da UFMT, onde se realiza a I FEINTER, esteve movimentado por estudantes universitários e secundaristas das escolas estaduais. Além do encontro entre jovens, a Feira proporcionou conhecimento como à palestra proferida pelo administrador de empresas, especialista em recursos naturais e pesquisador, Leopoldo Garcia Brandão. 

Meio ambiente e desenvolvimento tecnológico foram à tônica de um “bate papo” com os estudantes. Ele discorreu sobre as atividades sustentáveis desenvolvidas em Mato Grosso, mas com foco nas questões globais de preservação e tomada de consciência. Leopoldo Brandão é consultor do Conselho Nacional do SESC e coordenou o trabalho de levantamentos da RPPN do SESC Pantanal. 

Depois de falar sobre aquecimento global e desenvolvimento sustentável, ele abriu a palestra para questionamentos e observou que “é uma pena que nossa juventude ainda não tenha amadurecido o senso crítico, porque são as perguntas que levam ao debate de idéias,” lamentou Brandão, mas lembrou também que o “aprendizado é assim mesmo. De palestra em palestra conhecem, aprendem e levam para a vida adulta.” Disse o pesquisador.

No resto do dia a busca de conhecimento teve o tom da curiosidade e diversão. Quem se propôs a entrar em um campo eletromagnético criado por uma esfera de alumínio, ficou com o cabelo arrepiado de energia estática e foi fotografado pelos colegas. 

A estudante de química Franciele Fonseca gostou da experiência e procurou saber um pouco mais sobre o fenômeno. Para visitação do planetário a fila ficou enorme, ali tinham muito a conhecer sobre o sistema das galáxias, astros, estrelas, asteróides e o sistema solar. A dona de casa Ruth Cristina de Oliveira ainda não tem filhos universitários, mas o pequeno Lucas de oito anos faz parte do clube de xadrez da UFMT e fez questão de conhecer a feira, se misturando ao publico juvenil.

Nos estandes os estudantes intercambistas e voluntários respondiam sobre o Programa de Intercâmbios entre as universidades participantes da feira. Jéssica Oliveira, a xará Jéssica Marques e Letícia Vargas do curso de serviço social fizeram plantão no estande da Espanha para explicar o sistema de inscrição nos programas de intercâmbio. Victor Mendes, aluno do curso de filosofia, fez intercâmbio em Turim, Itália. 

Ele recebe os jovens e explica entusiasmado que teve uma experiência ímpar e que em Turim, capital da juventude na Europa, os estudantes que ali chegam recebem todo tipo de incentivo, até nos bares onde o preço da bebida é pela metade ou em shows onde apenas apresentam a carteira. Ele lembra, porém, que a maior parte da procura por informações para intercâmbios é para universidades em Portugal. A falta de conhecimento de outras línguas cria uma barreira e tira oportunidades dos que querem ampliar conhecimentos.

A realização da Primeira Feira de Intercâmbio Internacional de Educação, Cultura e Turismo tem entre seus objetivos o estímulo de estudantes, para que possam se interessar por línguas estrangeiras e assim ampliar as oportunidades de participar de intercâmbios no exterior. A disposição dos universitários estão instituições renomadas como a Universidade de Berlim, uma das participantes do Programa Erasmus Mundus de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores.

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior