sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudante da Argentina faz intercâmbio na Unoesc

Eliana Vega está trabalhando em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Enint
JOAÇABA - O Curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior e o Escritório de Negócios Internacionais (Enint) da Unoesc Campus de Joaçaba estão recebendo uma estudante estrangeira. Eliana Vega é natural e estuda em Corrientes, capital da província argentina que leva o mesmo nome. Está concluindo o Curso de Comércio Internacional na Universidade de la Cuenca del Plata, onde já cursou todas as disciplinas exigidas, faltando apenas desenvolver seu trabalho de conclusão de curso. Antes disso, no entanto, ela optou por realizar um intercâmbio de três meses no Brasil.

Por meio do convênio existente entre a Unoesc e a instituição em que estuda, surgiu a oportunidade de ela vir para Joaçaba, fazer um intercâmbio com o curso de Comércio Exterior. Chegou à cidade catarinense no final de abril e desde o início deste mês está trabalhando em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Escritório de Negócios Internacionais. Esse projeto tem por objetivo levantar dados sobre a participação das indústrias do setor metal-mecânico do Meio-oeste Catarinense no mercado internacional, identificando o número de empresas exportadoras, as formas de comercialização no mercado internacional, os destinos das exportações e origens das importações, os mercados potenciais e as formas da inserção das empresas do setor no cenário internacional.

“O trabalho de pesquisa será concluído em 2012. Como a Eliana vai ficar somente por três meses, não estará aqui em todas as etapas, mas vai continuar acompanhando a pesquisa até o fim, já que essa participação pode ser feita pela internet”, diz a professora Tania Maria dos Santos Nodari, coordenadora do Enint e do projeto de pesquisa. Ela acrescenta que durante os três meses do intercâmbio o Enint e o Curso de Comércio Exterior buscarão realizar visitas a empresas, a fim de que a estudante possa conhecer melhor algumas empresas do setor pesquisado, e que ao término do trabalho, em 2012, Eliana ajudará a verificar se existe e quais as possibilidades de negócios entre as empresas desta região e da Província de Corrientes.

O acadêmico de Comércio Exterior, Wesley Andre Drews, que também é bolsista no projeto de pesquisa em que a estudante argentina está trabalhando, elogia a colega, mostrando que já sente os resultados da troca de conhecimentos e experiências proporcionada por sua participação no projeto. “Como ela já terminou as disciplinas do curso de graduação, tem muito conhecimento sobre o comércio internacional. Essa troca de informação é muito legal, pois eu aprendo bastante com ela”, afirma.

Intercâmbio de conhecimento e experiências
Na opinião da coordenadora do curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior, professora Graciele Tonial, a troca de conhecimentos e experiências é um dos pontos mais relevantes para o curso ao receber uma estudante estrangeira, pois permite um contato mais próximo com a realidade de outro país aos estudantes da Unoesc. Ela conta que para estimular a convivência com os demais acadêmicos do Curso, a coordenação está inserindo Eliana em várias atividades que já estavam previstas e promovendo algumas palestras, em que a visitante fala da cultura, características econômicas e sociais do seu país, sobre o curso e a Universidad de la Cuenca del Plata, entre outras questões, e também recebe informações dos estudantes brasileiros.

Os resultados do intercâmbio também são visíveis para Eliana. A primeira observação que se faz ao conversar com ela é a facilidade de comunicação no idioma português, o que conseguiu com uma disciplina na faculdade e aulas particulares antes de vir para o Brasil, mas muito também em função da convivência com os brasileiros durante estas primeiras semanas em Joaçaba.

Utilizando-se do domínio no idioma diferente ao de origem, ela conta que desejava ter uma experiência diferente antes de se formar. Por isso decidiu viajar para conhecer outros lugares e culturas e obter maior desenvolvimento pessoal antes de acabar os estudos. “Achei o Brasil muito legal no sentido de que iria aprender outro idioma e estaria perto de minha cidade. Além disso, é um país que tem boa situação econômica e queria fazer uma pesquisa de trabalho”, explica.

Eliana veio para Joaçaba acompanhada do namorado, Gabriel Gallozzi. Os dois estão instalados no apartamento de um acadêmico do Curso de Odontologia. Para ajudar nas despesas pessoais de moradia e alimentação, Eliana está recebendo uma bolsa de iniciação científica da Unoesc e, por conta própria, ensinando Espanhol para dois acadêmicos da Unoesc.

Gabriel é francês, graduado e mestre na área de Educação Física por universidades do seu país. Para que ele possa aproveitar o tempo que está passando no Brasil em atividades acadêmicas, a coordenadora de Assuntos Interinstitucionais da Unoesc, Kaline Zeni, fez contato com o Laboratório de Fisiologia do Exercício, ligado ao Curso de Educação Física da Unoesc em Joaçaba, onde ele poderá vir a desenvolver atividades voluntárias.

“Fui muito bem recebida. Todo mundo quando houve meu sotaque pergunta de onde sou. E todo mundo diz que conheceu a Argentina ou tem um familiar lá”, comenta a estudante a respeito da experiência que está vivendo no Brasil. Ela conta ainda que sentiu bastante diferença especialmente no que diz respeito à alimentação, que tem mais legumes e frutas em relação à praticada na Argentina, e à organização dos horários, já que em Corrientes existe o hábito da sesta após o almoço e em função disso as pessoas trabalham até mais tarde e vão dormir, à noite, também bem mais tarde do que aqui.

Na primeira fotografia, Eliana (primeira pessoa à esquerda) está acompanhada pelo estudante Wesley Andre Drews e as professoras Tânia Maria dos Santos Nodari (coordenadora do Enint), Kaline Zeni (coordenadora de Assuntos Interinstitucionais da Unoesc) e Graciele Tonial (coordenadora do Curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior