sábado, 14 de maio de 2011

Dois intercâmbios em um: Bulgária e República Tcheca

Dois intercâmbios em um: Bulgária e República Tcheca

Pamprovo - Bulgária
A estudante de Engenharia Civil da UFJF Daniela Santúrio decidiu participar do programa de intercâmbios da AIESEC “Cidadão Global” e acabou tendo duas experiências internacionais consecutivas, viajando para a Bulgária e República Tcheca, países da Europa Central. Daniela passou dois meses na Bulgária dando aulas de inglês para alunos da sétima série. Segundo ela, o nível dos alunos era alto. “Era impressionante, todos falavam inglês fluentemente.” Já na República Tcheca, a estudante deu aulas do idioma para universitários.

Daniela aproveitou a proximidade e a facilidade de locomoção entre os países da Europa para viver experiências culturais distintas de uma só vez.

Religião e choque cultural


República Tcheca
A República Checa é o país mais secularizado de toda a Europa, apesar de historicamente ser considerado um país católico. Já a Bulgária tem a maioria da sua população cristã. Mesmo com a semelhança com o Brasil no aspecto religioso, os choques culturais são grandes: “O mais chocante pra mim, foi ver como o ser humano se adapta fácil em situações que ele nunca imaginaria que poderia passar. Eu parti para um intercâmbio de quase quatro meses e fui para destinos incomuns. Mesmo assim, com todas as dificuldades de comunicação, diferenças climáticas e de hábitos consegui me adaptar.”, complementa a estudante. 

A estudante também conta uma curiosidade: “Na Bulgária e na República Tcheca não existe leite condensado, as pessoas simplesmente não conhecem isso lá.”

Convívio com culturas diferentes
Durante o intercâmbio, Daniela conheceu outros países. “Uma das paisagens mais bonitas que vi, foram os jardins do Castelo da Sissi, em Viena, na Áustria”, lembra a estudante. Segundo ela, haviam diferenças entre os búlgaros e os tchecos. “As pessoas da Bulgária são simpáticas e prestativas mesmo quando elas não conseguem se comunicar com você. Já na República Tcheca, as pessoas são mais fechadas e patriotas. Não fazem amizade fácil, é necessário um tempo para que elas o conheçam”, afirma.

Crescimento pessoal e profissional



Vivenciar uma cultura completamente diferente e conviver com intercambistas de diversos países trazem ganhos pessoais e profissionais. E é isso que Daniela ressalta em sua experiência: “O intercâmbio trouxe mais vantagens do que eu posso descrever.”. Segundo ela, as mudanças são visíveis: “Sair da zona de conforto traz mais revelações do que a gente pensa. A sua orientação, comunicação, relação com as pessoas melhora demais! E o melhor, com certeza é a independência e a liberdade que você conquista durante um intercâmbio!”

Fonte: http://www.ecaderno.com/universitario/intercambio/3446/dois-intercambios-em-um-bulgaria-e-republica-tcheca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior