quinta-feira, 21 de abril de 2011

UFJF - Pós em Ecologia lança edital de intercâmbio para os EUA

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia lançou, nesta quarta-feira, 20, o edital de seleção de oito vagas para intercâmbio com o consórcio de 14 faculdades do Meio-Oeste dos Estados Unidos (Associated Colleges of the Midwest – ACM).

Podem participar alunos que tenham cursado, pelo menos, dois semestres letivos de qualquer curso de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade de Brasília (UnB). Ao retornar, o estudante deve cumprir, ao menos, mais um semestre nas suas instituições.

O intercâmbio, sob o tema “Estudos Ambientais Coorporativos: diferentes soluções para os problemas do uso humano dos sistemas ecológicos”, terá a duração de até seis meses. Em contrapartida, a UFJF receberá oito estudantes americanos.


Inscrição

As inscrições devem ser feitas, nos dias 12 e 13 de maio, das 8h às 12h, na secretaria do programa, localizada no Instituto de Ciências Biológica (ICB), no campus.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher, imprimir e assinar o formulário próprio, disponibilizado na página www.ufjf.br/ecologia, que posteriormente deverá ser entregue pessoalmente ou por procuração simples na secretaria do programa.

Na ocasião, deve ser levada, também, uma cópia do histórico acadêmico atualizado, do currículo, com no máximo duas páginas, e do projeto de estudos relacionando ao tema “Estudos Ambientais Coorporativos”. Uma carta de recomendação do orientador brasileiro (tutor) deverá ser anexada aos demais documentos.

Processo seletivo em duas fases

A seleção está dividida em duas etapas. A primeira consiste em uma análise, feita por comissões formadas por professores da UFJF e da UnB, da documentação e do projeto de estudo. O resultado inicial estará disponível a partir do dia 18 de maio.

A segunda fase será uma entrevista e um teste de proficiência de língua inglesa. Para os acadêmicos da UFJF, os dias estabelecidos para essa fase são 26 e 27.

O resultado final estará disponível a partir do dia 30 na secretaria ou no site do programa.

O acordo que possibilitou o intercâmbio

O projeto, aprovado em 2009, é uma parceria entre o Brasil, por meio da UFJF, com a associação da UnB e os Estados Unidos, representado pela ACM. Este acordo nasceu através da cooperação internacional, administrada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fund for the Improvement of Postsecondary Education (Fipse).

O intercâmbio é intermediado pela Coordenação de Relações Internacionais da UFJF e pela Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB.

Baixe aqui o edital completo e o edital resumido.

Outras informações: www.ufjf.br/ecologia

Assessoria de Comunicação UFJF

Fonte: http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=21685:ufjf-pos-em-ecologia-lanca-edital-de-intercambio-para-os-eua&catid=22:bolsas-e-concursos&Itemid=74

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior