domingo, 3 de abril de 2011

Jovens treinam para intercâmbio


Jovens treinam para intercâmbio
Cerca de 500 pessoas participaram de evento na Unimar





















Lucas fez intercâmbio na Holanda em 2008


Evento promovido pelo Distrito 4.510 do Rotary Clube reuniu cerca de 500 pessoas no auditório da Unimar no domingo, 27 de março. Esteve presente no evento o governador do Distrito, Joamyr Castro e o Coordenador Distrital das Novas Gerações, Regis Jorge.


O encontro teve o objetivo de passar para os 150 jovens inscritos, 24 de Marília, e seus pais as diretrizes do programa de intercâmbio do clube. O presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens, Francisco Tadeu Ferro, de Bauru, explica que o evento marca o início do processo seletivo dos inscritos. “O Rotary acredita no intercâmbio como uma forma de contribuir com a paz mundial e ao mesmo tempo auxiliar o jovem no conhecimento de outras culturas”, afirma.


Outra etapa do processo será a prova de seleção no dia 10 de abril que ocorre nas cidades de Bauru, Presidente Prudente e Marília. Já no dia 27 de abril ocorre a escolha do país. Após estas duas etapas são realizados treinamentos e palestras com os 100 selecionados.


O programa de curta duração é normalmente realizado no período de férias, que abrange os meses de dezembro a fevereiro. O intercâmbio de longa duração terá início em janeiro ou julho de 2012, sendo que o jovem estudará um ano do Ensino Médio em seu país hospedeiro.


O Distrito 4.510 do Rotary na região centro-oeste do interior do estado compreende 66 clubes de 39 cidades que vão desde Pederneiras até a divisa do Mato Grosso.


Pais aprovam programa; jovens estão ansiosos
O publicitário André Maciel de Assis já tem uma filha que faz intercâmbio no México e acompanhou outra filha no treinamento realizado no domingo. A família também recebe em sua casa um intercambista de Taiwan. “É muito importante porque eles entendem outra cultura. É efetivamente um mundo sem fronteiras”, conta.


A filha está ansiosa para conhecer outro país. “Vou estudar bastante é uma coisa que sempre quis fazer e agora tive a chance”, diz Clara Maciel, 14.


O fisioterapeuta, Joacyr Marcos Marques, de Marília, também já enviou a filha para intercâmbio em Chicago e não se arrepende. “Ela voltou com muitos conceitos ampliados é um choque de cultura, mas muito favorável para formação de um jovem”, diz ele que também já recebeu uma alemã em sua residência.


A estudante do primeiro ano do ensino médio, Bruna Marques, 14, demonstra firmeza na vontade de conhecer outro país. “Estou animada, creio que esta viagem vai abrir muitos caminhos tanto para minha vida profissional quanto nos estudos”, afirma.




Uma “experiência inesquecível”


Os jovens que já participaram do programa de intercâmbio do Rotary trocam experiência e até formaram um grupo de apoio aos novatos, o Rotex. O grupo ajuda o comitê distrital de Intercâmbio nos treinamentos dos candidatos.


O estudante de biologia da cidade de Assis, Lucas Kortz Vilas Bôas faz parte da equipe e conta com entusiasmo como foi sua estadia por um ano na Holanda em 2008. “Fiquei em três casas diferentes, com uma delas tenho muito contato até hoje. Também conheci lugares incríveis. O intercâmbio abre muito a visão e ajuda a amadurecer”, diz. Segundo ele uma das famílias que ele conheceu na Holanda vem para o Brasil na Copa 2014.


Já a alemã Christina Sperber, 17, está no oitavo mês de intercâmbio no Brasil na cidade de Presidente Prudente. “É muito legal e diferente, estou adorando conhecer pessoas novas e uma cultura muito diferente da minha”, afirma a garota que retorna ao país de origem no final de junho.


Criado na década de 20, o programa de intercâmbio de jovens pelo Rotary International beneficia, anualmente, cerca de 8 mil jovens dos 243 países onde a entidade de classe atua. “O principal objetivo do programa é promover a boa vontade e a paz mundial através da integração, da cooperação e do relacionamento entre famílias de diferentes culturas”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o médico Joamyr Castro.


Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/97210/Jovens-treinam-para-intercmbio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior