sábado, 30 de abril de 2011

Intercâmbio internacional revela a importância de programas sociais para a juventude

Mais interesse pelos estudos e integração com a família e a comunidade são alguns dos resultados de projetos destinados a jovens pobres de todo o País

Fazer a primeira viagem internacional e representar a comunidade brasileira nos Estados Unidos foram experiências inesquecíveis para Joele Balbino, de 18 anos. Moradora de Sobral, no Ceará, a estudante embarcou para Washington no início deste ano, juntamente com mais 35 alunos da rede pública de ensino. Eles foram selecionados, em 2010, para a nona edição do Programa Jovens Embaixadores. Na época, Joele era uma das beneficiárias do Projovem Adolescente, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“Como adolescente, sei que ainda tenho muito que aprender, pois preciso fazer as escolhas certas para alcançar meus objetivos. Foi aí que o Projovem Adolescente entrou na minha vida e me ensinou que um adolescente pode fazer a diferença na sua comunidade, melhorando a sua qualidade de vida”, afirma Joele. Para a jovem embaixadora, a participação no programa rendeu experiências que ela levará por toda a vida: o olhar mais crítico sobre os problemas sociais, a consciência de que cada um pode e deve interferir na construção de melhorias para a comunidade e a certeza de que sonhos se realizam.

Projovem – Destinado ao público de 15 a 17 anos, o Projovem Adolescente é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O objetivo é valorizar a convivência familiar e comunitária, possibilitar o retorno ou a permanência dos adolescentes à escola. Isso se dá por meio de atividades socioeducativas nas áreas de música, dança, teatro e informática, capazes de estimular a convivência social, a participação cidadã e a formação geral para o mundo do trabalho.

A experiência no Projovem e no Jovens Embaixadores incentivou Joele para a vida. Neste ano, ela foi aprovada no curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A jovem, que agora cursa o primeiro semestre da faculdade, conta o que fez nos EUA: “Tínhamos oficinas sobre a economia e a política dos Estados Unidos e fazíamos comparações entre o Brasil e os Estados Unidos”.

Na avaliação de Paulo Aquino, da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, as atividades do Projovem Adolescente, realizadas no contraturno escolar, não reproduzem a sala de aula. Segundo ele, a experiência melhora a integração com a família e assegura a permanência na escola. “O Projovem desperta o espírito protagonista dos jovens como sujeitos de direitos, promovendo a integração com a comunidade e apresentando caminhos para concretizarem sonhos e aspirações profissionais ou vocacionais, seja na universidade ou nas escolas técnicas.”

Marlon Damasceno, de 17 anos, é aluno do terceiro ano do ensino fundamental e mora no município cearense de Cariré. Um dos cursos que pretende fazer na faculdade é o de biologia. Marlon também revela a importância do Projovem Adolescente em sua vida: “Para mim, é gratificante. A gente aprende muita coisa, a debater vários assuntos. A cada dia, há um tema para discutir no Projovem”, afirma. Ele já participou de conversas sobre meio ambiente, drogas e sexualidade, entre outros assuntos. “Os professores são ótimos, capacitados, ensinam a gente a se comunicar. Aprendi a me expressar e a falar”, comemora.

Jovens Embaixadores – Em parceria com o setor público e o privado do Brasil e dos Estados Unidos, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da embaixada daquele país. A cada ano, a missão diplomática americana seleciona jovens de 15 a 18 anos. O intercâmbio beneficia, com uma viage m de três semanas, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falem inglês, pertençam à camada socioeconômica menos favorecida e prestem serviço voluntário, entre outras características.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews
 
Fonte: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=69810

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior