terça-feira, 26 de abril de 2011

Intercâmbio diferenças culturais

Cada vez mais estudantes universitários optam por fazer intercâmbio durante o período de ingresso na Faculdade. Na Unesp não poderia ser diferente. Há diversos tipos de convênios com Universidades de todo mundo, em várias áreas que atendem a maioria da grade universitária. A área de Comunicação oferece vagas em países como Portugal, Espanha e Argentina.

Marina Mazzini Rodrigues, estudante do 4° ano de Jornalismo pela Unesp de Bauru, ficou durante seis meses fazendo intercâmbio na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. A jovem de 22 anos cursou Ciências da Comunicação, curso que não diferencia as disciplinas específicas da área, como Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Audiovisual.

Ela conta que durante esse período aprendeu muito, pois teve que conviver com pessoas de diferentes culturas. “Tive contato com estudantes, os chamados “erasmus”, que são os intercambistas, do mundo inteiro. Pessoas da Espanha, como o previsto, pois Portugal e Espanha são próximos, da Itália, mas também da Turquia, da Indonésia, da China”, conta Marina.

A estudante explica que a parte teórica do curso é mais rigorosa que aqui, enquanto lá não há muita preocupação com estágio, como existe por aqui. “Aulas tem horários certos e tem que ler bastante. As provas eram chamadas de testes, eram muito bem elaborados, e eram realizados, em sua maioria, em salas grandes, como anfiteatros. Esses testes eram extremamente difíceis e era preciso ter lido muito sobre o assunto. Muitos alunos não passam nas matérias.

Outra diferença que notei é que lá muitos textos para o teste são em inglês, e todos alunos tinham fluência na língua para entender estes textos, o que não acontece por aqui, já que a maioria não tem intimidade com o idioma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior