sábado, 9 de abril de 2011

INTERCÂMBIO CULTURAL

Pesqueira, neste final de semana, sedia o II Encontro Pernambucano de Escritores, evento cuja programação destaca presenças ilustres ligadas à literatura e às artes, no estado.
Acontecimentos dessa natureza têm grande importância para todos os participantes porque ensejam a troca de informações, um dos fatores que julgamos indispensáveis a toda sociedade que deseja crescer nos campos intelectual e cultural.

Pela sua abrangência e principalmente levando-se em conta as atividades que desenvolvem as pessoas que se farão presentes a tão marcante conclave, espera-se que o nosso município tire o máximo de proveito dessa oportunidade ímpar, para dar continuidade à luta em busca do prestígio que com incontestáveis méritos, ostentou tempos atrás, quando despontava como importante centro cultural na região.

Conforta-nos notar que depois de um sono que durou cerca de três décadas, surgem expectativas de que a nossa gente sonhou e despertou com o pensamento voltado para recuperar o tempo perdido e mostrar às novas gerações os reais motivos que em tempos idos, deram a Pesqueira, o cognome de Atenas do Sertão.

Os jornais dos anos 40, 50 e 60 testemunham a efervescência cultural vivenciada por quem integrou os movimentos que, pela sua magnitude, colocaram a nossa terra em lugar de destaque.

Que esses fatos, somados às iniciativas atuais, sirvam como uma injeção de ânimo e deem aos jovens, inspiração para enfrentar os desafios e obstáculos que porventura surjam, em defesa do nome de Pesqueira e assim, ela volte a brilhar no cenário estadual, regional e nacional, a exemplo do que já ocorreu numa época em que os meios de comunicação não eram tão favoráveis.

Do programa, constam lançamentos de livros por autores locais, de CD com poesia de cordel por convidados, além da parte musical, que servirá para divulgar os nossos artistas,aspecto que consideramos também de grande relevância.

O pesqueirense, modéstia à parte, já nasce ouvindo os acordes maviosos produzidos pelos ventos que sopram do alto da Serra do Ororubá. Essa musicalidade tão presente em nossa alma, precisa ser posta em prática, trabalhada e divulgada, pois só assim, os nossos cantores e instrumentistas sentir-se-ão prestigiados e encorajados para empreenderem vôos mais audaciosos a serviço da “arte das artes” – a música.

Com os mais sinceros votos de pleno e total êxito em tão importante empreendimento, apresentamos também os desejos de boas vindas aos que nos honram com suas presenças, ao mesmo tempo em que parabenizamos a todos pela feliz idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior