terça-feira, 12 de abril de 2011

Inscrições abertas para intercâmbio de alunos da UFGD na Universidade do Porto


Encontram-se abertas as inscrições para realização de intercâmbio de alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a Universidade do Porto (UP), Portugal, sob o abrigo do Acordo de Cooperação entre as duas instituições, para o ano acadêmico de 2011/2012.  
  


A partir deste ano, a Universidade do Porto receberá as inscrições e toda a documentação on-line. Por isso, os alunos interessados deverão ficar atentos não só aos prazos estipulados pela UFGD, mas também aos publicados pela UP. 


Mesmo com a implantação desse novo sistema, os alunos interessados precisarão entregar alguns documentos ao ESAI/UFGD e passar por uma pré-seleção antes de submeterem suas candidaturas à UP.


Os acadêmicos que tiverem interesse devem, além de se encaixarem nos requisitos estabelecidos pela Universidade do Porto (http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000355), ter concluído o 2º semestre de seu curso na UFGD e não estar cursando o último, com média de aproveitamento igual ou superior a 6,0; ser capaz de custear suas despesas no país onde se pretende estudar (passagens aéreas, alimentação, acomodação, etc.), visto que não há possibilidade de bolsas, apenas isenção das taxas escolares; e possuir seguro saúde internacional ou atestado PB4 (apresentar na chegada à Universidade do Porto).

Prazos e Procedimentos

  • Para mobilidades durante o 1º semestre (setembro de 2011 a fevereiro de 2012), ou ano letivo completo(setembro de 2011 a julho de 2012):
Os alunos deverão entregar ao ESAI/UFGD, até dia 27 de maio de 2011, a seguinte documentação:

  • Histórico escolar completo (cópia) e atestado de matrícula;
  •  Declaração emitida pelo coordenador de seu curso, contendo as disciplinas que o aluno pretende cursar na UP;
  •  Termo de responsabilidade econômica assinado pelo responsável pelo financiamento do período de mobilidade do aluno, atestando que este não precisará trabalhar para se manter em Portugal durante a mobilidade;
  •  Cópia do passaporte.
Uma vez selecionado pela UFGD, o candidato deverá submeter sua candidatura à UP pelo endereço: https://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?p_pagina=122272 até 15 de junho de 2011.


Para concorrer, o estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura on-line com o auxílio do manual de instruções disponível no site da UP. Para preencher o Formulário de forma rápida e eficiente, faz-se necessário que o estudante tenha em mãos o programa de disciplinas (a selecionar junto com coordenador de curso na UFGD) e seu histórico escolar.


Após o preenchimento e submissão on-line, finalmente o estudante deverá imprimir o documento para assiná-lo e recolher as assinaturas de seus Coordenadores de Mobilidade, carimbar e, juntamente com o Histórico Escolar, fazer oupload no sistema da UP. Todo este procedimento deve ser feito até 15 de junho de 2011 para mobilidades no 1º semestre letivo da UP.

  • Para mobilidades durante o 2º semestre (fevereiro a julho de 2012):
Os alunos deverão entregar ao ESAI/UFGD, até dia 27 de outubro de 2011, a mesma documentação descrita no item acima.


Uma vez selecionado pela UFGD, o candidato deverá submeter sua candidatura à UP pelo endereço: https://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?p_pagina=122272 até 30 de novembro de 2011. Dentro desse prazo, o aluno deverá realizar os mesmos procedimentos descritos para mobilidades durante o primeiro semestre acadêmico.


Para ter acesso às informações completas sobre as candidaturas, bem como informações sobre vagas disponíveis e custo de vida no Porto, dentre outras, acesse: http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000355


Mais informações pelo telefone (67) 3410-2746 ou pelo e-mail: esai@ufgd.edu.br

Fonte: http://www.ufgd.edu.br/noticias/inscricoes-abertas-para-intercambio-de-alunos-da-ufgd-na-universidade-do-porto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior