sábado, 9 de abril de 2011

Dicas para planejar um mochilão




Planejar uma viagem, mesmo contando com a ajuda de uma agência de turismo, não é uma tarefa muito simples. Quando o objetivo é viajar sem gastar quase nada, as coisas podem complicar ainda mais.

Quem opta por fazer um mochilão geralmente tem uma ideia bem clara em mente: gastar menos para viajar mais. Quanto menor o orçamento diário, mais dias, mais lugares, mais atrações. Além de conhecer mais locais, os mochileiros também têm a vantagem de estar muito mais perto dos moradores locais e de outros viajantes. Uma experiência inesquecível e impagável!



O Trem da Morte em Quijarro, uma das opções mais baratas para chegar ao Peru



Planejar os detalhes de um mochilão, que geralmente dispensa agências para cortar gastos, pode ser um pouco mais trabalhoso. Confira algumas dicas de como planejar o seu e aproveitar a viagem com mais tranquilidade.


Comece do começo

Depois de bater aquela vontade de sumir pelo mundo uns tempos, a primeira grande decisão é: para onde ir?O gosto pessoal impera, claro, mas é necessário considerar alguns outros detalhes.

Escolha uma região e liste os locais que você gostaria de visitar. Nos mochilões, o ideal é escolher cidades e lugares próximos. Você pode, por exemplo, visitar várias cidades nos Estados Unidos ou as capitais de alguns países do leste da Europa.


A praia Big Sur, na Califórnia, um dos estados mais visitados dos Estados Unidos


Depois de escolher as cidades, pesquise e reúna informações sobre cada uma delas. Busque descobrir quais são os pontos turísticos, valores de câmbio, idioma (um guia de idiomas pode ajudar bastante se você não fala a língua oficial do seu destino), como é o clima na região na época em que você vai viajar, contatos úteis (como embaixadas, telefones em caso de emergências, informações turísticas), documentos necessários para visitar o local (visto, passaporte, carteira de identidade), se seu destino exige alguma vacina e outras informações que você julgar necessárias.

Não ignore dicas de quem já viajou. Se os mochileiros mais experimentes e sites relacionados dizem que é uma péssima ideia ir para a Rússia no inverno, é porque é uma péssima ideia ir para a Rússia no inverno. Alguns destinos ficam inviáveis em algumas épocas do ano, não insista.


A cidade de Praga: os países do leste europeu são destinos baratos na Europa


Determine o tempo que você tem disponível para fazer a viagem e quanto dinheiro pretende gastar. Considere que você vai passar alguns dias em deslocamento, dentro de aviões, ônibus ou trens, então nem todo tempo da viagem é útil. Se possível, deixe alguns dias livres, para o caso de imprevistos e atrasos. Se tudo funcionar como um relógio, aproveite esses dias para conhecer locais acessíveis que não estavam nos planos.


As ruínas do Templo de Saturno, vestígios da Roma antiga


E nada de tentar visitar a Europa inteira em um mês. Algumas cidades são impossíveis de conhecer em dois ou três dias; você não veria metade das atrações de Roma neste período. Por isso, selecione os locais que você realmente quer ver, que sejam próximos e não esqueça de ser realista quanto ao tempo necessário para conhecê-los.

Atenção aos passeios que devem ser reservados com antecedência. Os mais concorridos, como os que levam a Machu Picchu, no Peru, costumam ter uma espera que pode chegar a semanas. Alguns exigem meses de antecedência. Se você deseja muito realizar algum deles, procure informações nos sites sobre como proceder.


Machu Picchu é um dos destinos mais populares entre os mochileiros brasileiros


Preparando a mochila

Procure escolher uma mochila resistente e verifique se ela não precisa de proteção complementar contra a chuva, por exemplo. Ter danos na mochila durante a viagem é um grande problema. O ideal é que a capacidade de sua mochila seja de 50 litros, medida padrão para este item. Ao comprá-la, verifique se as alças são confortáveis e se a barrigueira está na altura dos ossos dos quadris – isso ajuda a distribuir o peso e aliviar os ombros. As costas também devem ficar protegidas com um bom acolchoamento. Não meça gastos na hora de escolher; uma boa mochila garante uma viagem bem mais confortável.

Coloque nela tudo que não seja necessário em deslocamentos, como roupas, sacos de dormir, alguns produtos de higiene pessoal e calçados. Ela não deve carregar objetos de valor ou indispensáveis para você.


A Tailândia é ideal para quem procura destinos mais exóticos



Leve uma bolsa menor, onde ficarão os documentos, uma muda de roupa, guias, roteiros, câmeras e todos os outros itens que podem ser necessários durante os passeios. Sempre que possível, deixe a mochila nos hotéis e albergues e leve apenas a bolsa com você; é muito mais prático e cômodo.

Ao preparar as malas, muita atenção ao peso. Ele pode estragar a viagem. Leve o que for necessário, sem exageros, e reserve espaço para lembranças e produtos comprados durante a viagem.

Verifique também os limites de peso nos aeroportos por onde você vai passar, pois eles podem variar e o excesso de bagagem é uma despesa inútil. Vários itens são proibidos na bagagem, como objetos cortantes ou produtos inflamáveis, então confira sempre o que pode ser levado.


Para escolher as roupas

Procure saber como é o clima em seus destinos e escolha as roupas de acordo. Mas não deixe de levarcasacos mais pesados para locais quentes, pois o tempo pode surpreender. Peças básicas são mais fáceis de combinar e muito mais práticas. Leve também uma roupa mais elaborada, caso você deseje sair à noite.


A Ilha do Mel, no Paraná, é um lindo passeio e não custa muito


Se você vai para locais com trilhas, leve botas especiais. Para o frio, leve acessórios como luvas, gorros e cachecóis. Algumas roupas impermeáveis são ideais para regiões mais úmidas e chuvosas. Sapatos são exigidos em algumas baladas na Europa, por exemplo, mas um par é suficiente.


Como levar o dinheiro

Você pode leva certa quantidade em espécie, mas espalhe o dinheiro entre a mochila, bolsa e leve um pouco com você. Em caso de roubo, você não perde tudo.

Uma opção segura é o Visa Travel Money (VTM), especialmente se você vai para países com uma estrutura melhor. As desvantagens são depender do caixa eletrônico e a cobrança de uma taxa alta (cerca de US$ 2,00) para cada saque. A dica é sacar grandes quantias de uma vez e ir usando aos poucos.


O Grand Canyon é o destino ideal para quem gosta de paisagens de tirar o fôlego


Em casos de emergência, ter um cartão de crédito internacional com um bom limite pode salvar a pátria. Consulte as bandeiras aceitas nos países que você vai visitar e procure o gerente do seu banco para obter informações sobre como proceder com o cartão.


Dicas importantes

- Tenha sempre mapas dos locais que você visitar. A internet também ajuda muito, embora nem sempre seja boa ideia levar um computador pessoal, ele pode ser muito útil em locais com conexão. Leve em conta a estrutura dos locais que você vai visitar.

- Imprima as informações que encontrar nos sites e leve guias de viagem.

- Leve o seu roteiro impresso e um caderno para anotar gastos. Isso ajuda a controlar as despesas.

- Tenha uma lista de tudo que estiver levando, de documentos a peças de roupa. Isso evita que você perca algo ou compre itens desnecessários.

- Prefira sempre viajar com seu passaporte, mesmo se for mochilar pela América Latina, que só exige o documento de identidade. Ele é um dos documentos mais seguros e aceitos em todo lugar.

- Alguns países entregam documentos na entrada que devem se devolvidos ao sair. Muita atenção ao chegar, mantenha estes documentos em locais seguros.

- Faça cópias de seus documentos e mande essas cópias para seu email. Pode ser muito útil se você perder algum deles e precisar refazê-lo no exterior.

- Mantenha a cabeça aberta. Você estará constantemente em contato com pessoas diferentes, que cultivam costumes diferentes. Aprenda tudo que puder sobre a cultura do local que você vai visitar. Acima de tudo,respeite.

- Aproveite a viagem para ter experiências. Elas que vão dominar as suas memórias na volta. Procure shows, teatros, passeios, esportes radicais, rituais dos quais você possa participar. Vale tudo para se divertir e vivenciar da melhor forma o seu destino.

- Não deixe de levar um Kit de primeiros socorros (remédios básicos, band-aid, anticéptico, tesoura sem ponta, entre outros), Kit de higiene (escova de dentes, pasta de dentes, desodorante, sabonete, shampoos, papel higiênico, lenço umidecido, lâmina e creme de barbear, entre outros), filtro solar e repelente.



E você, tem alguma dica ou dúvida sobre mochilão? Deixe seu comentário!


Fonte: http://www.malapronta.com.br/blog/2011/04/08/dicas-para-planejar-um-mochilao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior