terça-feira, 5 de abril de 2011

Aluno de Relações Internacionais relata experiência de intercâmbio

Tuane Eggers





Na noite da última sexta-feira, dia 1º, o aluno do curso de Relações Internacionais da Univates Raphael Goulart Kelm relatou sua experiência de intercâmbio realizado no último semestre, em Halmstad, na Suécia. O estudante, que está cursando o 6º semestre, explicou alguns dados geográficos e sociais da cidade, além de sua rotina de estudos.

Kelm ressaltou que a Suécia possui alto desenvolvimento tecnológico e eletrônico. “A universidade de Högskolan é muito desenvolvida, até parece uma indústria em seu nível de organização e tecnologia”, salientou. “Mesmo assim, os suecos dão muito valor à natureza. Adoram passear pelos bosques, caminham muito por lá”, explicou.

Segundo o estudante, o local em que morou durante a viagem proporcionou a convivência com muitos intercambistas. “Conheci chineses, franceses, russos e muitos outros. Foi uma convivência incrível”, relembrou Kelm. “Há uma tradição muito legal para os alunos novos da universidade. Todos eles são reunidos para conhecer os lugares, fazer brincadeiras juntos, etc. Os amigos que fiz lá foram meus amigos por todo o período de intercâmbio”, contou.

Sobre as aulas, o aluno destacou que eram poucas horas semanais, ainda que houvessem muitos trabalhos e artigos a serem entregues. “Eram cerca de quatro horas semanais, mas conteúdo massivo a ser lido”, afirmou. “Enquanto os alunos suecos possuem aulas normais em sueco, os intercambistas podem optar por aulas em inglês, pela questão do idioma”, explicou o aluno. “Fiz muitos artigos durante minhas aulas na Suécia”, contou Kelm.

Inscrições abertas
Seguem abertas, até o dia 8 de abril, as inscrições para alunos interessados em realizar intercâmbio pela Univates. Os estudantes devem preencher formulário específico para a seleção, com foto, e apresentar histórico acadêmico atualizado e currículo no Setor de Atendimento ao Aluno, Prédio 9. Candidatos a estudar em países de língua estrangeira também devem apresentar atestado de aprovação para proficiência.

Durante o semestre de realização do intercâmbio, o aluno da Univates não paga as mensalidades da graduação. Sendo assim, pode aplicar esses recursos nos gastos com a viagem. Também há possibilidade de o aluno intercambista ser selecionado para instituição que oferece bolsa de estudos. A Univates oferece, ainda, opções de financiamento para alunos interessados em realizar intercâmbio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aaii@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309.

Texto: Tuane Eggers
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.

Fonte: http://www.univates.br/noticias/8708:aluno-de-relacoes-internacionais-relata-experiencia-de-intercambio-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior