sábado, 23 de abril de 2011

Abertas inscrições para bolsas de curso de inverno de alemão avançado na Alemanha


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu inscrições para a seleção de bolsistas para Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschulwinterkurs) na Alemanha. Os interessados devem se inscrever até 14 de junho. Para concorrer a uma das bolsas é necessário ser brasileiro, estar matriculado em um curso de graduação (sexto período concluído até o fim de 2011) ou de mestrado, ter média igual ou superior a 8 e nível intermediário de conhecimento do idioma alemão (certificado do teste OnDaF).

O edital com as informações detalhadas sobre os requisitos, o funcionamento do programa e dados de contato para esclarecimento de dúvidas estão no site do DAAD (http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm#winterkurs). Os cursos deverão ser realizados em Colônia, Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig. O valor total da bolsa é 2.625 euros, com o qual o estudante financiará despesas do curso, do alojamento, da passagem aérea e de alimentação. O DAAD custeia o seguro-saúde.

Na edição 2011 do Hochschulwinterkurs foram selecionados 120 estudantes. Quarenta e uma bolsas foram concedidas para alunos de instituições de São Paulo, seguidos por 15 do estado do Rio de Janeiro. Pará, Ceará e Rio Grande do Sul foram contemplados com nove cada. A instituição com mais alunos selecionados foi a Universidade de São Paulo (USP), com 20 representantes. Em seguida, aparece a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com nove. As bolsas foram destinadas a 62 estudantes mulheres e a 58 homens. As cinco áreas mais presentes foram direito (26 dos selecionados), letras (19), engenharia (9), filosofia (9) e medicina (7).

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente. Em estudo divulgado em março de 2011 pelo British Council, as universidades alemãs foram consideradas as mais internacionalizadas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior