quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estudantes cheios de expectativas para intercâmbio em 2011

Sete estudantes das Faculdades Integradas do Brasil farão intercâmbio no primeiro semestre de 2011. A Coordenação de Cooperação Institucional e Internacional (CCII) da UniBrasil – possui convênio com 19 instituições estrangeiras – oferece um programa de bolsas para intercâmbio, a cada semestre. As bolsas para intercâmbio acadêmico consistem na isenção do pagamento da mensalidade do curso em que o aluno esteja matriculado, durante um ou dois semestres letivos. 



A professora Roseli Rocha dos Santos, coordenadora de Cooperação Institucional e Internacional da UniBrasil, explica que, ao voltar, o aluno tem as disciplinas incorporadas ao currículo, desde que seja avaliado pelo coordenador do curso. 

Foram concedidas bolsas de intercâmbio ao primeiro semestre de 2011 aos alunos Ceres Fernanda Corrêa, do Mestrado em Direito; Diogo Rafael Kowalski Dvoiaski, do curso de Ciências Econômicas; Eduardo Augusto Silva, do curso de Ciências Econômicas; Priscila Mercial, do curso de Design; e Mithali Maphus Trevisan, do curso de Design. 

Vale lembrar que o intercâmbio acadêmico é um programa caracterizado por um período de permanência no exterior de um a dois semestres letivos, voltados à formação acadêmica. Jessica Freitas e Everton Luiz da Rocha Mossato farão intercâmbio sem bolsa.


Expectativas


Diogo Dvoiaski, do curso de Ciências Econômicas fará intercâmbio na Universidade de Coimbra, Portugal, e sua viagem está programada para 4 de fevereiro. Ele está com muitas expectativas, como de um grande aprendizado não só na área acadêmica, como também na experiência de residir por seis meses em um país europeu. “Principalmente por ser em Portugal, um país completamente ligado a história brasileira. Será uma pesquisa nas raízes do Brasil: a língua, os costumes, o folclore e principalmente na cultura que herdamos dos nossos colonizadores. Particularmente tenho uma responsabilidade a mais, estudar a zona do Euro para enriquecer a minha monografia que terá como título O Euro: unificação da moeda e a política monetária", comenta. 


Jessica Freitas, do curso de Direito, também irá para a Universidade de Coimbra. Ela já está com um friozinho na barriga, pois a viagem está marcada para 26 de janeiro. “Meu intuito é exclusivamente experiência de vida, pessoal e cultural; vou fazer cursos específicos na minha área, tais como Direito Familiar Português, Direito dos Tributos Português e Direito Empresarial”, conta. 

Everton Mossato, do curso de Jornalismo, não é bolsista, mas conta com a CCII para mediar o intercâmbio. “Estamos esperando a carta de aceitação da universidade de destino, no meu caso a Universidade da Curuña, em La Coruña na Espanha. Lá farei aulas na grade de comunicação audiovisual, curso mais voltado à produção visual, vídeos e animação”, ressalta. Mossato também espera adquirir fluência no idioma. 

Além disso, conhecer outra cultura é o que chama nossa atenção como intercambistas. Creio que a possibilidade de morar sozinho também me chamou atenção, gosto da aventura de não saber ao certo o que enfrentarei. Conhecer a cultura de outros países, por meio de outros intercambistas também será muito legal. Acredito que o intercâmbio irá agregar no meu currículo profissional, facilitando minha entrada no mercado de trabalho aqui também”, destaca. 

A mestranda em Direitos Fundamentais na UniBrasil, Ceres Fernanda Corrêa, fará  intercâmbio no Master en Derechos Humanos da Universidad Pablo de Olavide, em Sevilla, na Espanha. Sua viagem está agendada para 8 de janeiro. Ceres pretende aprofundar o estudo sobre Teoria Crítica de Direitos Humanos. “Que será fundamental para escrever a dissertação do mestrado”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enviar comentário!

patrocínio expomundi

Qual é o melhor destino para se fazer Intercâmbio?

Yahoo! Respostas: Estudos no Exterior